Espaços Esportivos
Complexo Aquático
O Complexo Aquático atende projetos, atividades da graduação, treinamentos, provas de corporações militares. O Complexo aquático é importante não só para a comunidade universitária, mas também para o Estado de Mato Grosso do Sul, neste espaço são desenvolvidos diversos projetos de extensão com a Comunidade externa.
Estádio Universitário Pedro Pedrossian
Inaugurado em 7 de março de 1971, o estádio Pedro Pedrossian, o popular “Morenão”, é o maior estádio universitário do país. É um patrimônio cultural e esportivo da sociedade sul-mato-grossense. Foi projetado pelos arquitetos Avedis Balabanian e Ciríaco Maymone e conta com cerca de 50 mil metros quadrados e capacidade para 30 mil pessoas. Atende os projetos de extensão e as atividades de graduação dos cursos de Educação Física. Atualmente, está em reforma para melhor atender a comunidade universitária e o público externo.
Ginásio de Esportes Eric Tinoco
Inaugurado em 1976, o Ginásio de Esportes Eric Tinoco Marques, conhecido como “Moreninho”, é um importante espaço para a prática esportiva da UFMS. Além das aulas para os estudantes dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado, o Moreninho é utilizado para execução de projetos de extensão de caráter esportivo e treinamentos de equipes para os esportes de rendimento de estudantes atletas. Devido à estrutura do espaço, oportunamente, recebemos eventos como a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), o Integra UFMS e exposições e outros eventos esportivos em parceria com instituições.
Quadras Cobertas
As estruturas cobertas possuem duas quadras de vôlei e a quadra poliesportiva para atender as aulas dos cursos de Educação Física, os projetos de extensão e os programas (Programa Esporte Universitário, Programa Segundo Tempo Padrão e Universitário) com a comunidade interna e externa.
Quadra de Areia e de Tênis
As quadras de tênis e de areia atendem a comunidade universitária e o público externo. No momento, não há exigência de agendamento prévio. Propostas para implantação de esportes de areia e tênis estão sendo estudadas.
Esplanada do Estádio Pedro Pedrossian
É um espaço para convivência e lazer da acadêmica da UFMS, aberto a toda a comunidade sul-mato-grossense. Trata-se de um espaço livre de mais de 3000 metros quadrados em frente as rampas do Estádio Morenão, com excelente condição de segurança, que foi recentemente revitalizado e por isso, tem sido usado para show, feiras e eventos, além de ser adequado a receber paratletas público infantil por seu piso regular e pelas pinturas temáticas infantis.
Academia Escola
Inaugurada em 27 de setembro de 2022, o espaço contempla a área de musculação, lutas e ginástica artística, oportunizando a qualidade no ensino dos cursos de Educação Física. A Academia Escola é, também, utilizada para realização de atividade física e promoção da saúde por meio de projetos como o Vida Ativa (aula para pessoa idosa da UnAPI), Programas Segundo Tempo Padrão e Universitário e outros projetos de extensão institucionalizados junto à PROECE.
Academia ao ar Livre nos Câmpus
As academias ao ar livre possuem 14 equipamentos (em cada câmpus) que servem para a prática de atividade física (fortalecimento muscular e alongamentos). A proposta desse projeto é promover a prática de atividade física para a comunidade universitária e para a comunidade externa. Em todas as academias serão instaladas placas, com imagens ilustrativas, explicando como realizar os movimentos corporais em cada equipamento.
Quadras de Areia nos Câmpus
Os Câmpus de Aquidauana e Coxim possuem quadras de areia para atender a comunidade universitária e o público externo. No momento, não há exigência de agendamento prévio.
Quadras Esportivas
Os Câmpus de Aquidauana, do Pantanal e de Três Lagoas possuem quadras de esportivas para atender a comunidade universitária e o público externo. No momento, não há exigência de agendamento prévio.
Espaços aquáticos nos Câmpus
Os Câmpus de do Pantanal e de Três Lagoas possuem espaços aquáticos para atender a comunidade universitária e o público externo. No momento, não há exigência de agendamento prévio.