Universidades do Brasil e da Espanha realizam jornada de comunicação em Campo Grande

A abertura oficial da II Jornada Internacional sobre Investigação e Desenvolvimento da Qualidade dos Conteúdos Audiovisuais e do Jornalismo será no dia 4, sábado, às 19h no Novotel, em Campo Grande. Logo após, os professores Dr. José Marques de Melo (Cátedra Unesco/Umesp/Socicom/USP) e Dr. Manoel Parés i Maicas (Cátedra Unesco/UAB, Barcelona-ES) abrirão o primeiro Colóquio Brasil-Espanha e falarão sobre o panorama midiático nos dois países.

A noite ainda contará com apresentações culturais em homenagem a importantes artistas e pensadores do Brasil e da Espanha, com danças e apresentação da Orquestra Jovem de Mato Grosso do Sul, com apoio da Fundação Barbosa Rodrigues.

O evento continua no domingo, segunda e terça-feira no Bloco 4 da UFMS. Já confirmaram presença alguns dos principais profissionais que atuam nas emissoras de TV do Estado. Participarão ainda os pesquisadores Prof. Angel Rodriguez Bravo (UAB), Profa. Catalina Norminanda Montoya Vilar (UAB), Oswaldo Coimbra de Oliveira (UFPA), a jornalista Samira Zenni (Rede Globo-SP) e Luis Fernando Santoro (USP), entre outros.

A Jornada faz parte do calendário do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site www.jornalismobrasilespanha.ufms.br ou através dos telefones 3345-7607/7548 .

Curso de atualização

Entre os dias 8 e 17 de dezembro, a Cooperação Internacional entre UFMS e UAB oferece a segunda edição do Curso de Atualização Qualidade de Conteúdo da Comunicação Audiovisual e do Jornalismo, direcionado aos profissionais que já atuam no mercado jornalístico.

O curso, com carga horária de 40 horas/aula, está dividido em dez módulos com temas ministrados por professores das universidades dos dois países. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente durante os eventos da jornada internacional, pessoalmente ou através de procuração. O certificado será emitido pelas duas universidades. Maiores informações poderão ser obtidas nos períodos da tarde e noite pelos telefones: 3345-7548 / 7607 / 7436.

Cooperação internacional

A Cooperação Internacional Brasil X Espanha prevê pesquisas em torno da qualidade da comunicação audiovisual, além do envio de professores para realização de doutorados e pós-doutorados em torno do projeto Quality Comunication [QC].

Coordenado pela Profª. Dra. Ruth Vianna (UFMS) e pelo Prof. Dr. Àngel Rodriguez Bravo (UAB), o [QC] busca definir padrões técnicos e de conteúdo que os programas televisivos devem obedecer, visando uma produção mais voltada aos valores educativos, humanos e sociais, diminuindo assim o impacto negativo sobre os telespectadores.

O convênio, iniciado em 2009, tem duração prevista até 2013 e é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Direção Geral de Universidades do Ministério de Educação e Ciências da Espanha (DGU).