Universidade Aberta à Pessoa Idosa oferece atividades em Campo Grande, Coxim e Três Lagoas

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

Mais de 800 vagas estão disponíveis em atividades de ensino, extensão, cultura e esporte

Neste primeiro semestre, o programa institucional de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi/UFMS) está oferecendo mais de 800 vagas em diversas atividades de ensino, extensão, cultura e esporte. As ações serão realizadas na Cidade Universitária e nos Câmpus de Coxim e de Três Lagoas.

De acordo com a pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), as vagas estão distribuídas da seguinte forma: 728 em 24 atividades de extensão, cultura e esporte; e 79 vagas em 19 disciplinas isoladas de graduação presencial.

Qualquer pessoa com idade igual ou superior a 60 anos completos ou a completar até 31 de dezembro deste ano pode participar. Algumas atividades exigem pré-requisitos, então o candidato deve se atentar para as informações contidas no edital, antes de manifestar seu interesse em participar. Professores, técnicos e estudantes da UFMS e colaboradores voluntários realizam as ações de forma presencial ou remota (detalhes estão no Anexo I do edital, que pode ser conferido aqui).

Para manifestar o interesse em participar das atividades na Cidade Universitária ou em Coxim, as pessoas idosas podem se inscrever no portal da Unapi até 10 de março. Também é possível fazer a inscrição presencialmente na Secretaria da Unapi, localizada no andar térreo do Complexo EAD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. Já quem optar por participar das atividades em Três Lagoas, devem manifestar seu interesse entre 6 e 30 de março no portal da Unapi ou presencialmente no Câmpus 1.

Iniciativa aprovada

Rui Minoru Watanabe, 71 anos, estava ansioso pela abertura de inscrições para os cursos deste ano. “É uma coisa muito prazerosa, todos imaginam que quando entramos na velhice, estamos encostados, desmotivados, perdemos a vontade de sentar em um banco de carteira de aluno. Os cursos são prazerosos, aprendemos coisas que jamais esperaríamos. Quando você frequenta um curso, você não quer mais perder o fio da meada”, comenta.

Ele já é aluno da Unapi há alguns anos e fez vários cursos. “São cursos dinâmicos. Não é aquele curso xarope, que você fica na posição de aluno, ouvindo o professor ou a professora falando assuntos que não mexem com a gente. Muito pelo contrário, os cursos são motivadores. Jamais esperaria encontrar isso de forma gratuita, de curta duração. Nunca fui ligado em contabilidade financeira, mas fiz um curso fantástico de contabilidade financeira que me ensinou a ser organizado na vida, foi muito bom. Já perdi a conta de quantos cursos que já fiz”, completa.

“Queria pedir para os jovens recomendarem a Universidade para seus pais e parentes. Quando você chega nessa idade, você se julga idoso, velho. A maioria dos professores dos cursos que fazemos se cercam de alunos, principalmente do último ano, para ajudá-los. Os acadêmicos têm por nós o maior respeito e consideração”, avalia. “Uma coisa que também não estava muito acostumado era poder me expressar. Porque sempre estive naquela postura de aluno ouvinte. Mas, nas dinâmicas, somos muito atuantes e podemos colocar nosso ponto de vista, nossa opinião”, relata.

Seioki Uehara, 79, também já participou de muitas atividades. “Sou aluno vitalício da Unapi. Talvez já há uns dez anos. É uma iniciativa que atende a todos idosos. Precisamos sair da frente da televisão e do sofá, onde muitos ficam esperando a morte chegar. Se vou participar? Claro que vou. nesses anos todos nunca faltei, inclusive na pandemia, participei das atividades de forma remota”, comenta.

Mais informações

As vagas serão preenchidas conforme a ordem das inscrições e o resultado deve ser publicado em 7 de abril. A previsão do início das atividades é 12 de abril, com término em 30 de junho. Além do edital, mais informações ou esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail unapi.proece@ufms.br ou pelo telefone/Whatsapp 67 3345-7992.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Acervo Unapi