UFMS oferece oficina sobre o SIEX no 4 CBEU

Construir um produto colaborativo com o apoio das Universidades Brasileiras é o objetivo maior do Projeto SIEX, segundo seu idealizador, prof. Dr. Marcelo Turine, diretor científico da FUNDECT e professor da UFMS. Turine e os profs. Camilo Carromeu e Rodrigo Funabashi, ambos da UFMS ministraram uma oficina sobre esse sistema no 4. CBEU em Dourados, MS.

A oficina contou com extensionistas e pró-reitores de mais de 20 universidades públicas e comunitárias brasileiras e da presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Profa. Dra. Ney Cristina Monteiro de Oliveira, da UFPA e o Pró-Reitor de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS, Prof. Dr. Milton Augusto Pasquotto Mariani.

O SIEX, Sistema de Informação em Extensão Universitária, conta atualmente com 6,5 mil projetos cadastrados (em andamento e concluídos) e mais de 25 mil pesquisadores cadastrados de diversas universidades públicas do país. Surgiu a partir da experiência do SIEX Brasil desenvolvido pelo FORPROEX-UFMG e está operacional na UFMS desde 2006 e vem recebendo a adesão de outras IES contando atualmente com 16 universidades que utilizam diretamente o sistema e outras em fase de adesão.

O SIEX, segundo Turine, será, por meio do MEC/SESu, ampliado e transformado no sistema SIGPROj que reunirá ações de ensino pesquisa e extensão assistência estudantil que será utilizado para operacionalizar os editais do próprio MEC/SESu e, por meio de adesão poderá ser utilizado por todas as IES brasileiras.