UFMS abre 100 vagas para Inclusão Educacional de Pessoas Idosas

Postado por: Eduardo Ramirez Meza

Retomando as atividades neste semestre, estão abertas 100 (cem) vagas para pessoas idosas que desejem cursar, gratuitamente, até duas disciplinas de cursos regulares de graduação oferecidos pela UFMS em Campo Grande-MS.  O preenchimento das vagas será pela ordem de inscrição e a única exigência é que tenham 60 anos de idade (ou mais) e tenham concluído, pelo menos, o ensino médio. O objetivo da proposta é possibilitar às pessoas idosas aprofundar ou atualizar seus conhecimentos em alguma área científica de seu interesse e, ao mesmo tempo, proporcionar a troca de informações e experiências com os jovens.

As pessoas idosas matriculadas serão vinculadas ao Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. A participação, em hipótese alguma, gerará vínculo acadêmico. As pessoas idosas matriculadas que cumprirem com todas as exigências da disciplina (freqüência igual ou superior a 75% da carga horária total e Média de Aproveitamento igual ou superior a 6,0) farão jus ao certificado de extensão, a ser emitido pela Coordenação do Projeto Inclusão Educacional da Pessoa Idosa na UFMS em ate 30 dias após o final do semestre letivo. O/a professor/a responsável pela disciplina poderá aplicar, como instrumentos de avaliação, provas (escritas, práticas ou orais), trabalhos teóricos ou práticos, relatórios, seminários, debates, entre outros, conforme programação inclusa no correspondente Plano de Ensino. Vale destacar que as vagas NÃO se destinam à inclusão como aluno regular – o que somente pode ser realizado mediante aprovação no processo seletivo geral, ou seja, avaliação do ENEM.

Os interessados deverão se inscrever pelo site http://www.iepiufms.com/, no período de 12 a 15 de novembro de 2015. Aqueles que desejarem poderão se inscrever pessoalmente na sala 06 da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS, mas apenas no horário das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30 e nos dias 12 e 13 de novembro de 2015.

O site http://www.iepiufms.com/ também traz a relação completa de vagas, assim como ementa das disciplinas, carga horária, ministrante, data, local e horário das aulas. Cada pessoa idosa poderá se matricular em, no máximo, duas disciplinas. Para o preenchimento das vagas será observada, rigorosamente, a ordem de inscrições e a manifestação de interesse pelas disciplinas. Assim, na inscrição cada pessoa idosa poderá informar, se for de seu interesse, até cinco disciplinas, em ordem de prioridade, para o caso de se esgotarem as vagas em uma das disciplinas pelas quais tenha maior interesse.

As disciplinas oferecidas abarcam todas as áreas do conhecimento: Ciências Agrárias (Sistema Agroindustrial Alimentar), Ciências Biológicas (Bioquímica Médica II, Embriologia, Parasitologia Humana, Sistemática de Criptógamas), Ciências da Saúde (Interações Medicamentosas, Nutrição e Envelhecimento, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso), Ciências Exatas e da Terra (Probabilidade e Estatística), Ciências Humanas (Ciências Sociais e Turismo, Educação e Religiosidade, Educação Especial, Fundamentos de Didática, Metodologia e Redação Científica, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Psicologia e Trabalho), Ciências Sociais Aplicadas (Desenho e Representação II, Direito e Legislação Ambiental Aplicáveis à Zootecnia), Engenharias (Eletricidade) e Linguística, Letras e Artes (Oficina de Produção e Montagem Musical).

Mais informações: (67) 3345-7938 ou 3345-7238, ou ainda pelo e-mail eduardo.ramirez@ufms.br

Compartilhe: