Projeto de Fisioterapia visa à prevenção de lesões de desportistas.

Postado por: Hans Stander Loureiro Lopes

Atendimentos são realizados na Clínica-Escola por meio de parceria entre o curso de Fisioterapia e a Coordenadoria do Desporto, vinculada à PREAE.

No início deste semestre, o curso de Fisioterapia e a Coordenadoria de Desporto, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE), iniciaram o projeto Promoção da Saúde do Atleta: fisioterapia nas afecções músculo-esqueléticas desportivas.  De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Desporto, Fernando Doldan, o objetivo principal é realizar um trabalho de orientação e prevenção junto aos atletas de rendimento da UFMS. Por hora, não faremos o tratamento daqueles que já apresentam algum tipo de lesão. Nosso foco inicial é realizar um programa de orientação e prevenção envolvendo os atletas, mas também estudantes, técnicos e professores praticantes de atividades físicas, explica o professor Silvio Oliveira Júnior. Os interessados em se beneficiar com o projeto podem procurar a Clínica-Escola Integrada na Cidade Universitária (próxima a Unidade 12 e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho). Atualmente, cerca de 20 atletas estão recebendo atendimento, que acontece todas as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Inicialmente, são feitas avaliações postural e física, além de preenchimento de questionário. Em seguida, levando em consideração os resultados da avaliação e a modalidade esportiva praticada, é elaborado um programa de exercícios posturais, de alongamento e de fortalecimento. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones 67 3345-7966 ou 3345-7967.