Projeto de extensão é tema de artigo publicado em Periódico

O projeto de extensão do DED/CPAN/UFMS “O Papel Interdisciplinar do Circo no processo educativo” é tema de um artigo publicado na Revista “Olhar de Professor”, da Universidade Estadual de Ponta Grossa n. 11, v. 01/2008.

O artigo é de autoria da acadêmica do curso de Pedagogia do Campus do Pantanal e extensionista Ana Carolina Pontes Costa, coordenadora do Projeto, em co-autoria com o Prof. Marcos Sérgio Tiaen e a Profª Me Márcia Regina do Nascimento Sambugari.

O artigo “Arte circense na escola: possibilidade de um enfoque curricular interdisciplinar” é resultado do processo de reflexão e articulação entre pesquisa, ensino e extensão propiciado pelo projeto. O artigo encontra-se disponível em versão eletrônica no link

O Projeto

O projeto de extensão “O Papel Interdisciplinar do Circo no Processo Educativo” busca inserir nas atividades escolares, as técnicas circenses, auxiliando professores e alunos na construção de um ensino mais dinâmico e prazeroso. E ainda possibilitando aos docentes e discentes o conhecimento de várias vertentes das técnicas circenses, além de uma diversificação maior das atividades relacionadas ao circo, mostrando o forte fator cultura e inclusivo que esta atividade possui. Na época de grandes avanços tecnológicos que trouxeram inúmeras mudanças no âmbito da educação, o projeto de extensão reforça o circo como uma ferramenta de ensino.

“O Papel Interdisciplinar do Circo no processo educativo” é um projeto de extensão da PREAE (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis) e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá (SEED), Secretaria Estadual de Educação de MS (SED/MS) e também de Instituições privadas de ensino de Corumbá.

Oitenta por cento da carga horária do projeto é destinada a estudos e os outros vinte são destinados a oficinas e apresentações circenses. Participam da iniciativa docentes da Rede de Ensino de Corumbá e acadêmicos do Campus do Pantanal da UFMS.