Projeto de Extensão da UFMS (PROEXT/2007) realiza apresentações culturais a ribeirinhos pantaneiros

Aconteceu entre os dias 13 e 19 de junho, a segunda edição do Projeto Navegando no Rio dos Sonhos: Uma Vivência em Técnicas Circenses e Literatura Infantil com Professores de Comunidades Ribeirinhas. O projeto, idealizado em 2004, teve sua primeira edição em 2005 e levou arte e cultura a 80 famílias que vivem às margens do Rio Paraguai. Este ano, mais de 700 espectadores assistiram as 27 apresentações que atingiram 127 famílias.

Navegando no Rio dos Sonhos reúne circo, dança, teatro, música e educação ambiental. A proposta do projeto, que nasceu de duas companhias, uma de circo (Cia da Lona) e uma de teatro (Cia de Teatro Maria Mole), é levar diversão, oficinas de educação e arte e conhecimentos de educação ambiental às populações ribeirinhas do Pantanal.

Na segunda edição do Navegando no Rio dos Sonhos, o projeto buscou capacitar os professores que atuam na região do Rio Paraguai. Visto que as distâncias nos ambientes ribeirinhos são enormes, as escolas atuam em regime de semi-internato e internato, fazendo com que os professores se tornem responsáveis tanto pela educação formal como pela formação familiar. Com a capacitação levada pelo projeto, professores e alunos destas escolas tornam-se multiplicadores nas comunidades, fortalecendo e valorizando a cultura local.

O projeto, proposto pelo Campus do Pantanal, recebeu também apoio do Sesu/MEC (Ministério da Educação), e é coordenado pelas professoras Ana Maria Santana da Silva e Márcia Regina do Nascimento Sambugari.