Projeto de extensão da PREAE/UFMS recebe mensão honrosa em Nova Andradina

Nessa sexta-feira, dia 10 de outubro, às 19 horas ,a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, estará formalizando uma menção honrosa para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A menção será entregue à Profª. Drª. Sandra Denadai, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis. A homenagem está sendo prestada pela Prefeitura Municipal e pela Câmara de Vereadores de Nova Andradina como reconhecimento aos relevantes serviços de extensão prestados pela UFMS no Município.

Atualmente estão em execução três projetos de extensão da UFMS no Município. O projeto “Cooperativa de Reciclagem de Nova Andradina” responsável pela coleta seletiva e humanização do trabalho de coleta de recicláveis. O projeto “Campus Cultural” que mantém exibições de filmes de arte todos os sábados e um grupo de teatro. E projeto “Vigotski: fundamentos e práticas de ensino”, junto aos professores da rede municipal de ensino, que será o objeto da menção honrosa para a PREAE.

O referido projeto teve início em março deste ano através de um curso de extensão de 120 horas para 50 professores da Rede Municipal. O coordenador do projeto é o Prof. Dr. Paulo Duarte Paes que estuda a psicologia sócio-histórica de Vigotski, desde 1994. A formação dos professores teve inicio com 64 horas de estudos teóricos sobre a obra de Vigotski e, num segundo momento os professores foram orientados a modificarem sua prática de ensino, fundamentados nesse novo referencial.

Crítico da ora de Piaget, Vigotski entende o processo educativo como principal sentido o conhecimento produzido no decorrer da história humana que precisa ser apropriado pelas novas gerações através de uma educação objetiva e intencional. Os professores fundamentados na teoria vigotskiana são críticos ao modelo construtivista e escolanovista comum a maioria das escolas atuais e resulta em formas de ensino onde o professor passa a ter um papel mais relevante e o espaço educativo mais disciplinado. Essa disciplina é fundamental para que os alunos consigam se apropriar de conhecimentos clássicos das ciências, da ética  e da estética.

Para o Prof. Paulo Paes a “apropriação da ciência não é necessariamente um processo prazeroso. A disciplina dos alunos é fundamental para que se apropriem dos conhecimentos mais elaborados e complexos que não podem ser apropriados na vida cotidiana. É por isso que Vigotski afirma que a educação não pode ter como centro o prazer do aluno, mas o sentido da busca do conhecimento”. A autoridade do professor em sala de aula é imprescindível para que os alunos sejam conduzidos para apropriação dos conhecimentos clássicos. A escola contemporânea tem dedicado muito tempo ao senso comum e a tentativa de seduzir os alunos para os estudos através do prazer imediato, mas, para Vigotski a educação escolar visa o prazer mediado pela cultura história e isso somente vai se reverter na formação do aluno no seu futuro. Os professores devem pensar no bem estar dos alunos no futuro de suas vidas e não no tempo em que estão na sala de aula.

Com essa fundamentação grande parte das escolas de Nova Andradina iniciaram um processo de inovação de suas práticas de ensino voltadas para a valorização do saber e da cultura clássicas, das ciências e da estética. Para isso os professores estão buscando estabelecer o máximo de disciplina junto aos alunos, com aulas expositivas, estudos de textos (mesmo os difíceis) e somente num segundo momento os alunos são convidados a interagir como sujeitos, mas estritamente voltados para o conteúdo estudado.

Essa parceria entre a PREAE/UFMS e a Secretaria Municipal de Educação de Nova Andradina, o projeto já está se consolidando e rendendo frutos na educação infantil e no ensino fundamental, com a melhoria da qualidade do aprendizado de muitas salas que aderiram à nova metodologia. Esse projeto de extensão tem ainda a colaboração do Prof. Dr. Marcos Zorzal, da UCDB, e de duas bolsistas estagiárias do curso de Licenciatura em História.

Para Melina Pinotti, 22, aluna de licenciatura em História e bolsista do Projeto Vigotski, “o projeto sobre Vigotski proporcionou novos conhecimentos essenciais tanto como estudante e futura professora quanto como mãe que sou. Como faço curso de licenciatura em história, esse projeto é muito importante para minha futura carreira. Pude conviver e trabalhar com diretoras, professores da rede municipal de ensino. Sou grata a tudo que aprendi nesse projeto, por ter mudado meu modo de pensar, melhorando minha qualidade de vida hoje e no futuro”.

Tendo em vista os resultados já alcançados com o Projeto Vigotski,. a SEMEC, através da Prefeitura e a Câmara Municipal, resolveu homenagear a PREAE/UFMS, inclusive pensando na continuidade da parceria para o próximo ano.