Programação da Eu Respeito de junho destaca ações voltadas ao meio ambiente

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Junho é mês dedicado ao meio ambiente, por isso a campanha Eu Respeito programou diversas atividades sobre o tema. Durante o mês, o monumento símbolo será iluminado com a cor verde, como forma de despertar a atenção de todos para as ações de preservação e conservação dos recursos naturais.

Com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, promovido no dia 5 de junho desde 1972, a UFMS apoia o 3º Drive Thru da Reciclagem, que será realizado nos dias 3, 4 e 5 nos Altos da Afonso Pena, das 9h às 18h. Além da coleta de papel, lâmpadas, pilhas, equipamentos eletrônicos, tecido e sucata, o projeto inclui arrecadação de roupas, doação de mudas, oficinas e palestras, produtos e serviços sustentáveis.

Para incentivar o conhecimento e a disseminação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, serão distribuídos pela Cidade Universitária e todos os câmpus, e todos os servidores, reproduções dos ODS. Desde 2017, todos os projetos desenvolvidos na UFMS estão vinculados a um dos ODS. A intenção é inspirar e engajar as pessoas para que multipliquem o pensamento e ações que visem o desenvolvimento sustentável em todas as áreas do conhecimento.

Na mesma linha de sustentabilidade, a campanha chama a atenção para a questão da mobilidade e da produção de gases poluentes. A proposta é incentivar práticas sustentáveis como o uso da bicicleta e a Carona Amiga. Serão instaladas placas nos estacionamentos e pontos de saída dos câmpus, além da distribuição de cartazes e peças digitais, para a adoção e reflexão sobre esse tema.

A Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura adotará um novo sistema para receber as demandas da comunidade universitária. A partir deste mês, a plataforma Colab entrará em funcionamento na Cidade Universitária, em Campo Grande, e no Campus de Três Lagoas. A iniciativa permite que os usuários, cadastrados na plataforma, possam interagir com a Administração enviando fotos de problemas relacionados à infraestrutura, como vazamentos, buracos na via, poda de árvores, entre outros. E a interação é imediata, com o acompanhamento da demanda pelo usuário.

Já a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis organiza a Geladeira e a Prateleira Solidárias, em todos os câmpus, com o objetivo de garantir a correta utilização de alimentos entre as pessoas que continuam o trabalho presencial nas unidades.

Simultaneamente, para a segunda semana de junho o programa Todas as Artes, veiculado pela TV UFMS, destaca apresentações artísticas, com releitura de músicas no piano e voz. Trabalho do músico Márcio Hipólito e produção de Marcos Mendes.

Já o Vem pra UFMS realiza várias ações com estudantes da educação básica, uma delas é o Diálogo com Escolas. No dia 1º de junho, das 14h30 às 16 horas, pela Plataforma Google Meet o trabalho será realizado com estudantes do município de Terenos e contará com a participação do pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes Pereira, e do diretor de Popularização da Ciência (Proece), Ivo Leite Filho.

As atividades virtuais da Semana Mais Esporte serão realizadas de 16 a 18 de junho, com palestras, workshops e meetings. A proposta é combater o sedentarismo e incentivar práticas saudáveis e exercícios para o corpo e mente. A cerimônia de abertura, no dia 16, será às 13h30, com transmissão pela TV UFMS.

Para os que gostam da boa música, o Movimento Concerto também tem programação para junho. No dia 18, às 19h30, a TV UFMS transmite o recital de violino e violoncelo, com Caio Fortunato e Henrique Lucena.  Já no aniversário de 5 anos da Rádio Educativa UFMS 99.9, a programação contará com reportagens especiais e uma atividade interativa com o ouvinte, que poderá comandar a playlist da emissora durante uma hora.

Na programação da campanha do mês de junho ainda estão previstas ações do programa Se Cuide, Te Amo e um workshop virtual sobre o Sustentabilidade e Recursos Naturais.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Christiane Reis