Programa Mais Cultura leva atrações musicais para os Câmpus

Postado por: Paulo Arakaki Junior

O programa Mais Cultura da UFMS levará apresentações musicais para todos os Câmpus. A circulação faz parte da campanha Eu Respeito, que no mês de abril aborda o tema da saúde. A música pode contribuir neste quesito, proporcionando bem-estar não só aos estudantes e servidores, mas à comunidade em geral.

“Vamos ter um período de efervescência cultural na nossa Universidade e convido também a comunidade externa a estar nos nossos Câmpus. É uma honra para nós”, celebra o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes. As atrações são direcionadas a toda a comunidade e terão entrada franca.

Trio de Violoncelos

O primeiro evento começa nesta segunda-feira, 11, com a apresentação do Trio de Violoncelos, no Câmpus de Nova Andradina (CPNA), às 20h30, no Saguão do Bloco 2. O grupo é composto pelos músicos Marcelo Jerônimo da Silva, Henrique Lucena Silva e Felipe Mascoli.

Segundo Marcelo, o trio surgiu como uma formação reduzida da Orquestra de Violoncelos. Apresentações como essa, em diversos municípios, são importantes para difundir o instrumento, que é versátil. “O violoncelo é um instrumento muito utilizado em orquestras, mas fica interessante fazer essa formação, utilizá-lo como veículo para expressar diferentes estilos de música. Para algumas, existem arranjos para essa formação, e, às vezes, você tem que fazer o arranjo”, diz.

Juntos, eles apresentam um repertório variado, que mistura canções clássicas, como Bach e Vivaldi, com outros gêneros, como o rock, com canções dos Beatles e Led Zeppelin.

“O professor Marcelo Jerônimo, que é um dos nossos maiores violoncelistas de Mato Grosso do Sul, é egresso da nossa Universidade e vai levar desde a música clássica até canções mais populares, com uma versão primorosa, muito bem pensada e ensaiada, que vai servir muito para a popularização da música”, comenta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte.

Além do CPNA, serão realizadas apresentações nos Câmpus de Aquidauana (Cpaq), de Coxim (CPCX), de Naviraí (CPNV), de Nova Andradina (CPNA), do Pantanal (Cpan), de Ponta Porã (CPPP) e de Três Lagoas (CPTL).

Viola para o Mundo

No final do mês de abril, os Câmpus também recebem o projeto Viola para o Mundo. As apresentações seguem até maio com o egresso da UFMS, guitarrista e violonista de formação Marcos Assunção, que trabalha com a música há quase duas décadas.

“Vai ser um concerto muito importante, do ponto de vista da qualidade artística, que nós estamos preparando para o público sul-mato-grossense com todo o amor e carinho. A entrada é franca, mas convidamos o público para a doação de alimentos, que serão destinados a entidades que fazem o trabalho social”, explica o artista.

As apresentações fazem parte de um projeto de pesquisa realizado pelo próprio músico. “O projeto veio para trazer a viola e as possibilidades sonoras desse instrumento que temos no nosso imaginário sul-mato-grossense. O Viola para o Mundo tem os pés na cultura regional e a cabeça no mundo”, ressalta o músico.

Para o pró-reitor Marcelo Fernandes, será um momento de valorização da música regional. “Vamos circular esse espetáculo maravilhoso com Marcos Assunção e a viola sul-mato-grossense, essa viola que tem como seu expoente máximo Almir Sater, mas que tem uma nova geração muito interessante”, explica o pró-reitor.

Confira a programação:

Trio de Violoncelos