Programa Esporte Universitário deve receber R$ 140 mil em investimentos

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

A UFMS vai investir até R$ 140 mil em ações do Programa Esporte Universitário (PEU) a serem executadas de agosto a dezembro deste ano. As propostas devem ser submetidas até o dia 10 de junho, no Sigproj. O coordenador dos projetos deve ser servidor efetivo da Universidade e possuir formação em nível de graduação em Educação Física.

“Este ano, a principal alteração no edital refere-se à vigência das bolsas, que passarão a valer de agosto a dezembro, devido ao contexto da Covid-19”, explica o coordenador de Cultura e Esporte (CCE), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Júnior Vagner Silva.

Parte dos recursos será destinada a bolsas de esporte para estudantes da graduação e outra parte para custeio. Segundo o coordenador da CCE, as propostas devem contemplar: projetos de participação, grupos de treinamento de seleções esportivas de representação institucional, atividade física e promoção da saúde e inclusão de pessoas com deficiência e idosos. Cada coordenador pode submeter até duas propostas e o valor da bolsa é de R$ 400,00.

“Estudos têm indicado que a principal barreira para que os universitários insiram em suas rotinas atividades físicas é a falta de tempo. Acreditamos que o PEU venha ao encontro dessa necessidade, já que proporciona aos acadêmicos a inserção em atividades gratuitas, no próprio espaço de estudo, promovendo sua saúde integralmente seja pelo gasto calórico ou também pela interação com os colegas”, destaca Júnior.

De acordo com o coordenador da CCE, o edital contribui também para incrementar a formação de atletas para representar a Universidade em competições nacionais e internacionais, bem como proporcionar a pessoas que possuem alguma deficiência física e os idosos a inserção de atividades físicas.

O edital e outras informações estão disponíveis no site da CCE/Proece.

Texto: Vanessa Amin