Pocket Show em homenagem às mulheres é transmitido pela TV UFMS

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Na tarde desta quinta-feira (11), às 16h, será realizado um pocket show em homenagem às mulheres, em ação da campanha Eu Respeito com produção da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte. A apresentação será realizada no Teatro Glauce Rocha e será transmitida pela TV UFMS.

O repertório envolve a mulher em forma de poesia, de composição textual e musical. As canções ficarão a cargo dos professores do curso de Música: Ana Lucia Gaborin e Marcelo Fernandes. Já a poesia será declamada pela escritora sul-mato-grossense, Raquel Naveira.

A professora Ana Lucia Gaborin destacou as canções ‘Lua Branca’, de Chiquinha Gonzaga, e ‘As Árvores do Meu Lugar’, uma composição dos professores Eliane Guaraldo e Marcelo Fernandes. “A ‘Lua Branca’ é de uma das primeiras compositoras femininas de destaque no Brasil. Foi quem compôs a primeira marchinha carnavalesca ‘Ô Abre-Alas’, em 1899. É uma compositora muito importante, lutou muito pelos direitos das mulheres musicistas em uma época em que as mulheres não podiam nem se apresentar em público como artistas”, relatou. “Com relação à composição textual nós temos a canção ‘As Árvores do Meu Lugar’, do professor Marcelo Fernandes com poesia da Eliane Guaraldo, que é uma professora nossa da Arquitetura”, finalizou a professora.

Também estarão no repertório as canções ‘Luiza’, de Tom Jobim, e ‘Bela Ninfa de Minh’alma’, composta por Carlos Gomes, o mais importante compositor brasileiro de óperas que valorizou a temática brasileira, indianista e africana.

A escritora Raquel Naveira destacou a importância da realização do pocket show em homenagem às mulheres. “É bom ter um mês e uma data para refletir sobre as questões da mulher em sociedade. Escolheremos poemas focados naquilo que eu chamo de feminino infinito, que é a força e o poder de amar e de lutar da mulher”, comentou a poeta.

Raquel é natural de Campo Grande e pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, à Academia Cristã de Letras de São Paulo e ao Pen Clube do Brasil.  Doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy (França) é mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Escreveu vários livros, entre eles Abadia (poemas, editora Imago, 1996) e Casa de Tecla (poemas, editora Escrituras, 1999), finalistas do Prêmio Jabuti de Poesia, da CBL.

Texto: Lucas Caxito, estagiário de Jornalismo da Agecom