Workshop e masterclass de flauta trazem concertista internacional à Cidade Universitária

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

A maestrina e concertista internacional, professora Celina Charlier, ministra no dia 21 de abril o workshop de Respiração e Sonoridade e a masterclass de flauta, no prédio do curso de Música, na Cidade Universitária. O início do workshop está previsto para às 9h, com duração de uma hora e meia. Na sequência, será realizada a masterclass de flauta que segue até meio-dia. Estão disponíveis 20 vagas para o workshop e seis vagas para a masterclass.

As inscrições para ambas as atividades são gratuitas, basta clicar aqui.

No workshop serão abordadas técnicas de respiração que podem ser usadas tanto por profissionais quanto por principiantes, beneficiando a capacidade respiratória com melhora imediata da sonoridade. A intenção é aprimorar o foco, a projeção e a capacidade de fazer frases musicais mais longas. Os inscritos deverão levar os próprios instrumentos pois haverá exercícios coletivos.

Na masterclass os participantes irão tocar para a análise da maestrina e podem ser usados todos os tipos de flauta. “Os participantes podem trazer qualquer repertório, erudito ou popular, barroco ou eletroacústico. Também não importa a escola musical, todos os conhecimentos são complementares e bem-vindos”, informa Charlier.

A maestrina relata que apresentará três de seus instrumentos preferidos: a flauta em dó, o píccolo e a flauta baixo.

Celina Charlier

Radicada há 24 anos em Nova York, Celina  já se apresentou no Brasil, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, México, Inglaterra, França, Suíça, Itália, Malta, Sri Lanka, Índia e Emirados Árabes Unidos. Além de flautista, maestrina e professora, também atua profissionalmente como arranjadora. Formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo, mestre e PhD em Flauta pela New York University, onde lecionou por 18 anos. Fundou e dirigiu por 5 anos o programa e o departamento de música da primeira universidade global, a New York Universidade Abu Dhabi, com corpo docente e discente de mais de 100 países.

Desde 1989,  tem tocado profissionalmente como solista, camerista e musicista de orquestra, com um repertório que abrange de música antiga à música contemporânea de vanguarda, incluindo gêneros brasileiros. Em 2020, Celina criou duas orquestras-workshop inteiramente on-line, grupos heterogêneos de músicos de quatro continentes que aprendem música e tecnologia e fazem colaborações musicais à distância, estreando um vídeo-concerto on-line por mês. Desde 2020, tem ministrado cursos on-line de flauta e história da música para várias universidades e escolas americanas, entre elas a Lessonface de Nova York, Maryville University do Missouri e Tulane University de New Orleans.

Texto: Adriano Furtado
Foto: arquivo da maestrina