Projeto de Extensão “Incubadora Tecnológica” inicia os trabalho e atende famílias na cidade de Maracaju/MS

Postado por: Evelyn de Oliveira Zanuncio

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFMS) iniciou os trabalhos em Maracaju e está atendendo famílias do município, com a prestação de serviços necessários para o inicio, o desenvolvimento e a reciclagem de cooperativas e de grupos de trabalho associativos, denominados de Empreendimentos de Economia Solidaria (EES). Até o momento, 83 famílias do Assentamento Santa Guilhermina e Quilombo São Miguel se inscreveram para receber apoio técnico da ITCP-UFMS por um período de 5 anos.

Foram mapeados nos diagnósticos rápido participativo cinco projetos de interesse da comunidade incubada: Frango caipira, Peixe, Hortaliças, Mandioca e Leite.

O projeto do frango caipira foi o primeiro colocado, sendo de interesse de 75 famílias e a capacitação para a produção iniciou no dia 27 de abril. No início deste mês chegam aos primeiros lotes de pintainhos, 650 aves pares a 13 produtores. Em setembro será a vez de 13 famílias receberem seus lotes, cada família recebe 50 pintainhos neste lote mais 650. Para outubro serão 15 famílias beneficiadas com o 3º lote com 750 pintainhos divididos 50 para cada família.

Com essa rotatividade, já em outubro o 1º lote poderá ser abatido e assim a cada mês os assentados que fazem parte do programa terão frango para comercializar.

Segundo Eloar Castelaci, Diretor do Departamento Agropecuário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essa é mais uma das alternativas que visam manter e fortalecer o pequeno produtor, dando a ele melhor perspectiva de produção e comercialização. De acordo com Eloar, em janeiro os outros projetos entram em operação, com a produção de mandioca, piscicultura, hortaliças e produção leiteira.