Prof. da UFMS divulga novo livro de estudos literários e linguísticos

Inicialmente, dois projetos, sob a coordenação do professor Edgar Cézar Nolasco, deram origem aos textos que compõem este livro. O primeiro, intitulado Caldo de cultura, iniciado em 2005 e renovado em 2007, originou, além deste livro, o livro Caldo de cultura, publicado pela Editora da UFMS em 2007. Em torno desse projeto, arrola-se todas as dissertações defendidas e artigos publicados (como os deste livro) por alunos (Mestrandos, Bolsistas PIBIC/CNPq). O segundo projeto, intitulado Negociatas: políticas e literárias, iniciado em 2007, originou o livro Espectros de Clarice (2007), além de contemplar dissertações e planos de trabalhos em andamentos, por Mestrandos e Bolsistas PIBIC/CNPq. Ambos os projetos foram cadastrados e amplamente apoiados pela PROPP. Outros projetos encontram-se em andamento: Clarice Lispector tradutora (2008), aprovado e financiado pelo CNPq como Edital Universal. Este projeto também encontra-se cadastrado na PROPP. Neste momento seu coordenador executa pesquisa bibliográfica que culminará num livro de mesmo nome que será publicado no final de 2009, quando expira o projeto. Esse projeto congrega a pesquisa de 2 alunos: Uma de Mestrado; a outra de Iniciação Científica. O outro projeto centra-se em torno da Ficção Científica. Por conta do assunto, já foi publicado o livro Volta ao mundo da ficção científica (2007), pela Editora UFMS, em co-autoria com o Mestrando Rodolfo Londero que pesquisou o assunto. Sobre a Ficção Científica, dois alunos desenvolvem projetos de dissertação. O último projeto é totalmente em torno da produção intelectual de Paulo Coelho, sobre quem o coordenador tem um livro em andamento. Há 2 Mestrandos desenvolvendo pesquisa sobre a literatura do autor. Os assuntos desses dois últimos projetos (Ficção Científica e Paulo Coelho), bem como outros a eles agregados, resultarão num livro intitulado Literaturas Invisíveis que está sendo organizado pelo coordenador e pelo agora Doutorando Rodolfo Londero, que desenvolve tese em Literatura Comparada, tendo como objeto a Ficção Científica.
O Professor Edgar Cézar Nolasco também lançou no mês de julho em co-autoria com as Professoras Doutoras Vânia Maria Lescano Guerra e Marlene Durigan, o livro Identidade e Discurso: história, instituições e práticas pela Editora da UFMS. O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Corifeu.

Sobre os Autores de O Objeto do desejo em tempo de pesquisa: projetos críticos na Pós-Graduação:

Apresentação – O objeto do desejo de cada um
Prof. Dr. Dercir Pedro de Oliveira

Traduzir Clarice Lispector: reescrever o inefável
Lucilene Machado Garcia Arf

Clarice como objeto de desejo: o leitor entre a glória e a pena
Marta Francisco de Oliveira

Literatura e cultura: o mercado cultural em A hora da estrela de Clarice Lispector
Carlos Vinícius da Silva Figueiredo

A pintura autobiográfica em Água viva de Clarice Lispector
Marcos Antônio de Oliveira

Do prefácio à obra: A hora da estrela como ato socialmente simbólico