Instrumentos dedilhados do século 18 compõem 3º dia do Festival Internacional de Violão

Postado por: Ana Paula Banyasz

No dia 18, o 6º Festival Internacional de Violão recebe os músicos Alexandre Ribeiro e Gustavo Penha para apresentação com instrumentos de cordas dedilhadas do século 18, como alaúde, teorba e chitarrone. A transmissão será ao vivo, às 19h, pelo canal TV UFMS no Youtube.

“As cordas dedilhadas tiveram um papel muito importante desde o século 17 e como o festival trata de violas a alaúdes, tentamos escolher um repertório que abrangesse instrumentos originais e repertório indo deste século [séc. 17] até os dias de hoje, apontando possibilidades variadas das cordas dedilhadas”, explica Alexandre Ribeiro.

O músico irá apresentar com seu filho, Gabriel Ribeiro, e mais dois alunos. “Apresentamos Ave Maria, de Schubert, com um arranjo meu para teorba e guitarra romântica. Em seguida, toco um Kapsberger solo na teorba (tocata seconda), depois apresentamos Blackbird dos Beatles. O Gabriel faz uma peça autoral dele (impromptu) e terminamos com uma dança do século 17 de Kapsberger, chamada Canários”, explica.

O concerto também terá a participação de Gustavo Penha, teorbista e compositor, integrante do Duo Amálgama junto a violoncelista Sandra Tornice. Gustavo também é professor do curso de Música na UFMS.

O Festival

De 16 a 25 de novembro será realizada a sexta edição do Festival Mais Cultura, evento anual que reúne apresentações culturais e artísticas, além de palestras e minicursos. Acompanhe o Portal UFMS e as redes sociais institucionais para se informar sobre a programação e participe!

Texto: Raissa Quinhonez (estagiária da Agecom)