III Intercâmbio Cultural – Universidade de Washington/EUA Tacoma

Postado por: Evelyn de Oliveira Zanuncio
Um grupo de 12 estudantes da Universidade de Washington, Campus de Tacoma, está em Mato Grosso do Sul para um intercâmbio cultural e de estudos envolvendo atividades desenvolvidas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pelo Instituto de Direitos Humanos de MS (IDHMS). Eles chegaram dia 11 de setembro a Campo Grande, depois de passarem por São Bernardo do Campo/SP e Rio de Janeiro/RJ.
Trata-se de um programa de estudos realizado fora do país. Os alunos recebem créditos para três matérias envolvendo conhecimentos básicos em língua portuguesa, movimentos sociais e mídia em atividades desenvolvidas fora da Universidade de Washington durante quatro semanas, explica a professora Margaret Griesse, que lidera o grupo.
Segundo a professora, o principal tema abordado é o jogo da democracia. “Estamos estudando os processos democráticos, inclusive com uma abordagem sobre os mega eventos esportivos, como a Copa do Mundo, os protestos e as melhorias que ocorreram”.
De acordo com o professor José Paulo Gutierrez, do curso de Direito da UFMS, esse intercâmbio integra o Projeto Cidadania e Cultura, que está em sua terceira edição, tendo, ainda, como coordenadores os professores Antônio Hilário Urquiza (CCHS) e Ynes da Silva Félix (Fadir).
“Dentro da programação temos palestras e visitas técnicas às Universidades, museus, comunidades indígenas e quilombolas”, explica Gutierrez. No dia 12 de setembro eles foram recebidos pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE) da UFMS, onde puderam conhecer um pouco sobre a infraestrutura e as atividades da Instituição, apresentados por Flávia Paiva, da Coordenadoria de Relações Internacionais. Flávia destacou que a Univerisdade está bastante integrada com os estados e países vizinhos, principalmente por possuir campus localizados nas fronteiras.
Um assunto que interessou muito os estudantes foi o Programa de Assistência Estudantil, por meio do qual são concedidos benefícios para facilitar a permanência dos universitários na Universidade. Mesmo sendo uma Instituição cujo ensino é totalmente gratuito, há uma preocupação em auxiliar estudantes que não têm condições financeiras ou que precisam de algum tipo de apoio para realizarem seus estudos, explicou Flávia.
Em seguida, o professor José Paulo falou um pouco sobre a Comunidade Quilombola de Furnas de Dionísio, que receberá a visita dos alunos no dia 16 de setembro. O grupo será acompanhado da Profª Drª Raimunda Luzia de Brito. Além de Furnas, eles devem conhecer também o município de Bonito e Dourados, onde farão visitas às comunidades indígenas, inclusive a da Laranjeira Ñanderu (Rio Brilhante), na qual o professor desenvolve um projeto de pesquisa sobre como acontece o processo de aprendizagem e socialização das crianças indígenas antes de começarem a frequentar escolas.
“Esperamos que os alunos terminem as atividades no Brasil com mais perguntas do que quando chegaram. O país é muito complexo e diverso, por isso optamos por ficarmos em áreas metropolitanas e depois conhecer a realidade de regiões mais afastadas dos grandes centros”, diz Margaret. O grupo fica em Mato Grosso do Sul até o dia 20 de setembro.