II Mostra Fotográfica “Beleza Negra Resiste” – Negritude em debate – 2021

Postado por: Paulo Arakaki Junior

O desenvolvimento desse projeto objetiva, produzir material audiovisual sobre a negritude sul-mato-grossense, a fim de contribuir com a temática de História e Cultura Afro-Brasileira que deve ser trabalhada nas escolas da rede básica de ensino.

“Ao idealizarmos o projeto, idealizamos a presença dos corpos negros em todos os cantos desse país, desse estado, idealizamos levar crianças e jovens a entenderem que o racismo estrutural existe sim e que precisa ser combatido. Visibilizar corpos de pretas e pretos fora do padrão europeu, permite mostrar a ancestralidade afro-brasileira, que levará crianças, jovens e professores minimamente a questionarem o racismo e, assim, sementes antirracistas serão plantadas”, disse a coordenadora do projeto na edição de 2020, professora Ana Paula Archanjo Batarce (CPAQ).

“Discutir a problemática étnico-racial nas escolas é fundamental para contribuir com a ruptura do racismo estrutural, segundo a professora, por isso, o projeto “oportunizará, assim, as discussões étnico-raciais capazes de qualificar e encorajar o professorado a trabalhar com a problemática da população negra, em sala de aula, na tentativa de diminuir o arranjo da desigualdade existente no país”, completa.

Parte do material audiovisual produzido deverá ser apresentado à sociedade no dia da Consciência Negra (20 de novembro), data atribuída a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros da resistência ao sistema escravocrata colonial implementado no Brasil. Essa data foi, em forma de lei, inserida no calendário escolar das instituições básicas de ensino.

Coordenadora:
Ana Paula Archanjo Batarce

Nome da ação Cultural: II mostra fotográfica “Beleza Negra Resiste” – Negritude em Debate – 2021

Data de Realização: Fotografias serão aceitas até 20 de outubro. A mostra será realizada no dia 20 de Novembro.

Horário de Realização: Ainda não definido

Local de Realização: Plataforma on-line

Número de Vagas: indeterminado

Modo de Realização: On-line