Perguntas e Respostas sobre a Extensão em 2022

A Extensão Universitária na UFMS passou por mudanças, com o objetivo de diminuir as exigências administrativas e facilitar a submissão e gestão das ações de extensão por parte de coordenadores de ações. Por isso, as ações têm sido aprovadas mais rapidamente.

O Sigproj também foi simplificado e agora não há anexos obrigatórios para a submissão de ações. Assim, um docente ou técnico que tenha uma ideia clara da ação a ser desenvolvida é capaz de realizar o cadastro da ação com bastante agilidade e objetividade.

Qualquer ação de extensão deve ser cadastrada pelo Edital EXT (Edital 06/2022), e pode ter duração de até 5 anos. Com uma ação de extensão aprovada, o coordenador poderá, anualmente, participar dos editais para concessão de bolsas de extensão (PIBEXT/PIVEXT), para pedido de custeio (PAEXT) para solicitação de recursos para eventos (PROFE).

Os editais foram customizados de forma que o coordenador tenha um ganho considerável de tempo, a curto e longo prazo. Em curto prazo, porque o processo de escolha dos bolsistas ou de avaliação de pedidos de fomento ficou muito mais direto e objetivo; em longo prazo, porque o projeto-base (aprovado no Edital EXT) pode ter duração de até 5 anos e não será necessário submetê-lo a cada ano.

O trabalho a ser repetido anualmente consistirá apenas nas solicitações de bolsas (PIBEXT), e insumos (PAEXT) e de recursos para eventos (PROFE) e, em todos eles, a submissão está muito simplificada, resumindo-se a um plano de trabalho justificado (no caso do PIBEXT) ou à solicitação justificada do insumo, serviço ou auxílio (no caso do PAEXT ou PROFE).

Por isso, convidamos nossos servidores (professores e técnicos) a levarem um pouco da UFMS à comunidade por meio da EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. A comunidade merece, a UFMS se fortalece e o aluno agradece!

Marcelo Fernandes Pereira
Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte

Liana D. Duenha Garanhani
Diretoriaa da Escola de Extensão

Claudia Carreira da Rosa
Secretaria de Programas e Projetos de Extensão

Página com os Editais de 2022

1. Quem pode submeter ações de extensão?

As ações de extensão devem ser propostas por servidor da UFMS (docente ou técnico administrativo) que não possua pendências na PROECE. Após a aprovação, o proponente será o coordenador da ação.

2. Submeti o projeto. E agora? 

Após a submissão da ação no Edital EXT, a proposta é encaminhada para comissão setorial de extensão. Esta realizará a avaliação verificando questões referentes ao enquadramento como ação extensionista, compatibilidade com as demandas da unidade, viabilidade do uso do espaço físico necessário e equipamentos necessários para realização da ação, público alvo e carga horária. Uma vez aprovada, a ação terá seu status no SIGPROJ atualizado e a ação pode ser iniciada. Além disso, a PROECE divulga no boletim oficial da UFMS a listagem de projetos aprovados em lotes e a homologação final é realizada pelo COEX.

 

3. Como faço para obter auxílio financeiro?

a) Deve fazer o cadastro exclusivamente no SigProj (https://sigproj.ufms.br) no edital PAEXT-2022 (Edital 35-2022);

b) Ter a ação aprovada e vigente pelo Edital EXT-2021 ou submetida no EXT-2022, na modalidade projeto ou curso.

c) Solicitar auxílios, material de consumo e serviços constantes em Atas de Registro de Preços vigentes da UFMS.

d) Só serão financiadas propostas aprovadas no âmbito da extensão universitária da UFMS.

4. Como faço para obter bolsistas para minha ação de extensão?

a) Precisa ter uma ação aprovada e vigente no EXT-2021 ou submetida no EXT-2022;

b) Fazer o cadastro no SigProj no edital PIBEXT/PIVEXT-2022 (Edital 34-2022);

c) Submeter, junto com o estudante, o Plano de Trabalho no Sigproj;

d) No ato da submissão o coordenador deverá justificar a necessidade da bolsa e o seu impacto na ação de extensão;

e) A seleção dos bolsistas é realizada pela PROECE, com base nos critérios do edital e no plano de trabalho submetido pelo coordenador;

f) Após a classificação dos candidatos, se a quantidade de candidatos a bolsistas seja superior ao número de bolsas para o projeto, os candidatos não contemplados com bolsas poderão ser Voluntários (com posterior certificação).

 

5. Quantos bolsistas podem ter uma ação de extensão?

Não existe uma quantidade definida de bolsistas por ação. Os pedidos de bolsa serão avaliados conforme edital e a necessidade do projeto.

6. Qual o prazo máximo de vigência da bolsa de extensão em 2022?

O período mínimo de bolsas por acadêmico é de dois meses e, no máximo, sete meses, no período de maio a novembro de 2022.

7. Como pedir diárias e passagens?

Os pagamentos de diárias e passagens para servidores, terceirizados ou colaboradores eventuais, previamente aprovadas no edital PAEXT-2022, deverão ser solicitados com antecedência de pelo menos 30 dias. Os pedidos deverão ser enviados via e-mail para diex.proce@ufms.br

8. Como posso pedir recursos para realização de Evento? 

Para solicitar recursos para realização de evento, uma ação de extensão do tipo “Evento” deve ter sido previamente aprovada no EXT-2021 ou submetida no EXT-2022. Então, o coordenador da ação deve solicitar recursos no Edital PROFE (a publicação deste edital está prevista para início de abril).

9. É obrigatório participar do INTEGRA/UFMS?

Todas as ações de extensão apoiadas no âmbito dos Editais, com recursos financeiros, deverão ter seus resultados parciais ou finais apresentados no INTEGRA UFMS 2022, sob pena dos coordenadores ficarem impedidos de terem financiamento em novos editais da UFMS em 2023.

10. A ação prevê visitas em outros espaços, posso solicitar carro oficial?

Após aprovada a ação, o Coordenador deverá solicitar à PROADI o veículo oficial que será utilizado na ação, pelo link https://proadi.ufms.br/diretorias/servicos-e-logistica/rotas-eficientes/. Ou diretamente na direção do Câmpus. A liberação do veículo está condicionada à sua disponibilidade no período de realização da ação, conforme orientações desta Pró-Reitoria. O Coordenador deve solicitar previamente diárias e combustível no PAEXT.

A qualquer dúvida, não hesite em nos contatar via e-mail (diex.proece@ufms.br ou sepex.proece@ufms.br)

Estamos à disposição para atendê-lo.