Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul

Postado por: Paulo Arakaki Junior

O projeto visa promover a 3ª edição do Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul. A proposta é que o Festival aconteça em meio à Semana Mais Cultura da UFMS, no final de outubro ou início de novembro de 2021. A programação do evento envolve a realização de oficinas e palestras com profissionais e pesquisadores convidados, e uma mostra competitiva de curtas metragens universitários.

Tal como visto em 2019, ano da sua primeira edição, o festival é uma iniciativa importante não apenas para a comunidade cinéfila de Campo Grande, revelando-se fundamental para a formação dos alunos do curso de Audiovisual da UFMS.

Participar da organização de um festival de cinema envolve práticas de curadoria artística, de produção e divulgação de eventos, sendo assim um aprendizado inestimável para os alunos em seu desenvolvimento como atores culturais. Além disso, o festival prevê a realização de oficinas ministradas por convidados de fora do estado (em geral, cineastas ou pesquisadores experientes), contribuindo diretamente na formação dos estudantes de Audiovisual da UFMS. Nesse sentido, uma vez que este curso já constitui um foro de pensamento e discussão sobre cinema em Campo Grande, a UFMS apoiar este projeto significa reafirmar o papel da universidade no desenvolvimento da cultura cinematográfica da cidade.

Coordenador:

Júlio Carlos Bezerra