DelirARTE: arte, cultura e saúde mental

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

O projeto DelirARTE insere-se na interface entre os campos das belas artes e da saúde mental e busca fomentar espaços para expressão artística e cultural das pessoas com sofrimentos psíquicos, em interface com estudantes universitários. Por meio das artes, propõe-se a ressignificação dos delírios, deixando de compreende-los apenas como sintomas psicopatológicos, passando a considerá-los como canal de expressão da subjetividade, da identidade e da criatividade artística individual e grupal. O projeto será conduzido na Residência Terapêutica Moinhos de Vento, em Campo Grande–MS e estará aberto para participação de usuários da Rede de Atenção Psicossocial e estudantes de saúde mental e belas artes da UFMS.

Serão realizadas oficinas artísticas e culturais com diferentes enfoques (pintura, literatura, música, teatro, dança, audiovisual, etc) e as produções do grupo serão difundidas por meio de três eventos: o “Círculo de cultura sobre artes, culturas, delírios e saúde mental” e a “Exposição das produções artísticas e culturais” a serem realizados nos espaços de convivência da UFMS e o Festival DelirARTE que será realizado na residência terapêutica. Espera-se que o projeto contribua para novas formas de compreensão da loucura e para o reconhecimento dos “loucos” enquanto sujeitos de direitos e dotados de capacidades criativas e expressivas.

Coordenador:

• Alberto Mesaque Martins

Bolsistas:

• João Victor da C. Fonseca
  • Vinicius dos Santos Rocha

Nome da ação Cultural: DelirARTE- arte, cultura e saúde mental

Data de RealizaçãoSetembro a Dezembro de 2020

Horário de RealizaçãoEstudantes19h – Terças-feiras – quinzenal

Pacientes da Saúde Mental – 8h – sextas-feiras – semanal

Local de Realização: Estudantes (Google Meet) e Pacientes (presencial)

Número de Vagas: 20

Modo de Realização: On-line e presencial