Curso de Música promove o “Dia da Voz”

A Campanha Nacional da Voz, coordenada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), traz este ano uma série de ações em todo o Brasil. Os médicos ligados à Academia, em todo o território nacional, se organizam para promover atendimentos e palestras informativas sobre as realizações da Campanha e a preocupação com o aparelho vocal.
O programa, criado há 10 anos pelos médicos da ABLV, é fruto de uma preocupação em comum: o câncer de laringe, que na época causava 8 mil óbitos por ano. Desde então, a Campanha atende e orienta cerca de 40 mil pessoas em cada edição, número que só não é maior porque muitas pessoas ainda desconhecem a importância dos cuidados com a voz. Algumas doenças como o próprio câncer de laringe, pólipos, nódulos, rouquidão e laringite podem ser evitadas com o diagnóstico precoce.
Devido a sua relevância, a Campanha Nacional da Voz atingiu níveis mundiais em 2003. Graças a parcerias e ao reconhecimento de diversas entidades internacionais, conseguiu a promulgação do dia 16 de abril como o “Dia Mundial da Voz”. Atualmente, Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá, Estados Unidos e diversos outros países também organizam ações para comemorar a data.

No Curso de Licenciatura Música da UFMS, o evento Dia da Voz começou a ser realizado no ano passado. Professores de Canto e Regentes Corais da Universidade têm constante preocupação com a saúde vocal dos alunos, buscando sempre fornecer orientações sólidas a respeito do uso adequado e consciente da voz, na formação de músicos e educadores musicais. Portanto, o dia 16 de abril é dedicado à informação e prevenção, na forma de atividades gratuitas abertas à comunidade, em especial aos profissionais da voz.

16h – Abertura (Academia Brasileira de Laringologia e Voz – ABLV)
16h30 às 18:00h – Prática Coral – “Por quê cantar?”
Professores Ana Lúcia Gaborim, Manoel Rasslan e Cinara Baccili
18h – “O profissional da voz: cantor (a)” – Profa. Cristina Passos
19h – “Classificação Vocal” – Profa. Edineide Dias
20h – “Saúde Vocal” – Dr. Pedro Ricardo Dias