Clínica Escola realiza Exames médicos para uso do Complexo Aquático

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Servidores e estudantes interessados em utilizar a piscina da Cidade Universitária poderão realizar exames médicos na Clínica Escola Integrada da UFMS. Os atendimentos serão às segundas-feiras das 13h30 às 16h30 e às quintas-feiras das 7h30 às 10h30, com agendamento prévio pelo telefone (67) 3345-7967. Será preciso apresentar comprovante de vínculo com a Universidade, além de documento oficial com foto.

“O objetivo é preservar a saúde dos usuários do Complexo Aquático e verificar, com os exames, se existe alguma doença dermatológica que possa ser contagiosa. Para o uso da piscina, outras doenças também são verificadas, sobretudo aquelas que possam gerar risco para a vida do usuário, como doenças do coração, entre outras”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes.

“O exame dermatológico para frequentar a piscina é rápido, simples e indolor. A avaliação realizada é a inspeção da pele, com ênfase para dobras cutâneas das mãos e dos pés. À medida em que eventuais alterações forem encontradas, o usuário será orientado a procurar assistência médica especializada para fins diagnósticos. É importante destacar que os usuários que desejarem realizar a avaliação dermatológica para frequentar a piscina da UFMS deverão se apresentar para consulta em trajes de banho”, afirma o diretor da Clínica Escola Integrada, Ramon Moraes Penha.

Agendamento da piscina

A piscina está aberta para uso da comunidade universitária das 8h às 18h, por meio de agendamento prévio e número controlado de pessoas, por conta das normas do Plano de Biossegurança da UFMS. “A piscina está sendo utilizada com todos os cuidados de Biossegurança. Além de a estrutura ficar ao ar livre, a água da piscina é tratada diariamente e limitamos a quantidade de pessoas que podem utilizar o espaço ao mesmo tempo”, enfatiza o pró-reitor Marcelo Fernandes.

A solicitação de agendamento da piscina deve ser feita no site: proece.ufms.br/piscina com no mínimo 48 horas de antecedência. Para o uso, é obrigatória a apresentação de atestado médico que comprove as condições plenas de saúde do usuário.

Em caso de dúvidas, a Secretaria de Projetos e Eventos Esportivos pode ser contatada pelo e-mail sepes.proece@ufms.br.

Texto: Lidiane Antunes (estagiária de Jornalismo)