Cineclube Audiovisual UFMS
O Cineclube Audiovisual UFMS é um cineclube semanal que visa a formação e a qualificação do público cinematográfico local, ampliando o acesso às mais variadas cinematografas, movimentos e cineastas, criando um espaço democrático de discussão e estimulando uma postura crítica diante dos filmes. A curadoria do projeto, coordenada por professores da Faculdade de Comunicação da UFMS, é pautada por recortes temáticos previamente estabelecidos, focando sempre a variedade dos filmes selecionados, seja no que diz respeito ao ano e à nacionalidade das obras, seja também no que concerne às linguagens e estratégias adotadas pelos cineastas.
As sessões serão sempre mediadas por um ou mais professores (e, possivelmente, por convidados especiais), com uma breve introdução ao filme e seu contexto histórico-cinematográfico e de produção, e discussões em grupo ao fim da projeção. O projeto almeja contribuir para a formação de novos públicos e qualificar conhecimento cinematográfico e estético do público sul mato-grossense, e estimular uma postura crítica em relação à experiência cinematográfica, promovendo e incentivando a discussão de questões estéticas, sociais e políticas as mais variadas.
Já foram divulgados os filmes que serão exibidos ao longo do segundo semestre de 2021. Dessa vez, o recorte se volta para obras de diretoras mulheres. Confira abaixo a seleção dos filmes:
- As aventuras do Príncipe Achmed (1926), de Lotte Reiniger + At Land (1944), de Maya Deren + Ulysse (1982), de Agnès Varda
- Desna encantado (1964), de Yuliya Solntseva
- As pequenas margaridas (1966), de Věra Chytilová
- Retrato de Jason (1967), de Shirley Clarke
- Wanda (1970), de Barbara Loden
- O rapaz que partia corações (1972), de Elaine May
- Os homens que eu tive (1973), de Teresa Trautman
- A ascensão (1977), de Larisa Shepitko
- Mar de rosas (1977), de Ana Carolina
- Toda uma Noite (1982), de Chantal Akerman
- Born in flames (1983), de Lizzie Borden
- Caçadores de emoção (1991), de Kathryn Bigelow
- Sintonia de amor (1993), de Nora Ephron
- A mulher melancia (1996), de Cheryl Dunye
- O pântano (2001), de Lucrecia Martel
- Tarachime (2006), de Naomi Kawase + Ser mulher (1964), de Cecilia Mangini + A entrevista (1966), de Helena Solberg
- Brilho de uma paixão (2009), de Jane Campion
- Um lugar qualquer (2010), de Sofia Coppola
- O atalho (2010), de Kelly Richardt
- Atlantics (2019), de Mati Diop
As sessões ocorrem toda a sexta, às 18:00 horas (horário de Manaus).
Para saber mais, confira a notícia da primeira sessão, e acesse o link do Discord para participar dos debates: https://discord.gg/YrYmsazFXM.
Coordenador: Julio Bezerra