Caravana da UNE chega à UFMS nesta terça-feira

No dia 09 de setembro, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul recebe a Caravana da UNE (União Nacional dos Estudantes) – Saúde, Educação e Cultura. O projeto, promovido pela UNE em parceria com o Ministério da Saúde, vai visitar 41 universidades nos 27 estados do país.

O objetivo da caravana é propiciar debates, campanhas, pesquisas, a partir da discussão das políticas públicas de saúde, além de contribuir na divulgação, projeção e mapeamento dos projetos ligados à saúde. Música, esquetes de teatro e dança, malabarismos, saraus literários, debates, mostra de cinema e vídeo são algumas das atividades que integram a caravana, que vai durar quatro meses.

O projeto com todas as suas atividades pretende envolver estudantes universitários dos 27 estados brasileiros, jovens profissionais da área de saúde, pesquisadores dos temas juventude e saúde e a comunidade local.

Entre o tema dos debates estão “Saúde e Sexualidade” e “Educação, Saúde e Cultura para um novo Brasil: desenvolvimento e políticas públicas”. Além de debates, apresentação de filmes e realização de oficinas, a passagem da Caravana em Campo Grande conta com atividades permanentes como: vacinação contra rubéola, doação de sangue e medula e teste rápido de HIV.

Programação na UFMS
Cidade Universitária, Campo Grande

7:00 h – Recepção dos alunos na Universidade com artistas circenses

8:00 h – Intervenção teatral do grupo “Tá Na Rua”
Local: Tenda da Caravana da UNE (antigo RU)

10:00 h – Debate – “SAÚDE E SEXUALIDADE”
Clarice Pinto Machado – Coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais
Chris Steffanny – Travesti Militante
Indicação da UFMS
Local: Corredor central

12:00 h – Divulgação da Caravana com artistas circenses nas várias cantinas (traillers)

14:00 h – Apresentação do Filme SOS Saúde – Direção de Michael Moore

14:00 h – Oficina de Circo

16:00 h – CUCA e pontos de Cultura

17:30 h – Apresentação do Filme da UNE – Direção de Silvio Tendler

18:30 h – Recepção dos alunos com artistas circenses

20:00 h – Intervenção teatral “Tá Na Rua”
Local: Corredor Central

20:30 h – DEBATE – Educação, Saúde e Cultura para um novo Brasil: desenvolvimento e políticas públicas.
José Morone – Representante do CEBES
Indicação da UNE
Indicação do CUCA
Indicação do Conselho Nacional de Juventude
Indicação da UFMS

21:00 h – Apresentação Cultural
Local: Concha acústica

Atividades permanentes: Vacinação Contra Rubéola, Doação de Sangue e Medula e Teste Rápido de HIV.