CanteMus – laboratório da voz 2021

Postado por: Paulo Arakaki Junior

O CanteMus consiste em uma proposta de produção, pesquisa e divulgação da música vocal. No que tange à produção, o CanteMus integra a prática vocal em grupos adultos com diferentes perfis: o coro feminino, o coro de pessoas idosas e o coro de estudantes de Música. Nesses grupos, são trabalhados princípios de técnica e saúde vocal e sua aplicação ao repertório – devidamente pesquisado e preparado de acordo com o perfil e as condições de cada grupo.

Cada ensaio é um momento de aprendizado para os participantes, sendo que entre eles temos acadêmicos do curso de Música que atuam como cantores (coralistas/solistas), regentes ou instrumentistas acompanhadores – ou seja, aprendem na prática como se realiza o trabalho com grupos vocais. Mas além do aprendizado propriamente musical, a participação em um coro também traz uma série de benefícios cognitivos e psicossociais aos seus participantes.

De 2017 a 2019, os grupos realizaram apresentações públicas frequentes, bem como workshops de saúde vocal, demonstrando os resultados do trabalho em eventos da UFMS e fora dela – em teatros, igrejas, hospitais, órgãos públicos, praças públicas, escolas, entre outros espaços culturais. O grupo esteve nas cidades de Aquidauana, Bonito, Coxim, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Naviraí Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas; nas apresentações e workshops, houve contato direto com o público, e dessa forma também foi possível alcançar reconhecimento enquanto grupo artístico em nosso Estado.

No ano de 2020, com a pandemia, não foi possível viajar para outras cidades, porém, o grupo participou de alguns projetos, em parceria, por meio da Internet: o “Voces de America”, que reuniu representantes de vários países da America do Sul e o natal com o “Grupo EnCena”, de Brasília-DF. Foram realizados “intercâmbios corais” com a participação regentes de diversas cidades do Brasil e da Argentina. O grupo também se destacou por apresentar-se ao vivo ainda no período da pandemia, atendendo às normas de biossegurança, no Festival Mais Cultura e produzindo um clipe junto à TV UFMS no encerramento do ano. Em 2021, o grupo permanece realizando ensaios on-line (e esporadicamente, presenciais). Por fim, destacam-se as atividades acadêmicas do projeto, que constituem trabalhos sobre o CanteMus apresentados em congressos pelo Brasil.

Coordenadora:
Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira

Bolsista:
Andrey Giuliano Ferreira Teixeira
Evelyn Nayara Verga De Lima
Larissa Brilhante Campos Da Luz

Nome da ação Cultural: CanteMus – laboratório da voz

Horário de Realização: 3as e 5as feiras, das 15 às 17h, temos ensaio do Grupo Vocal CanteMus; sábados, das 10h às 11h, aulas de Técnica Vocal para os grupos da terceira idade e feminino.

Local de Realização: plataforma on-line

Número de Vagas: 30 no Grupo Vocal CanteMus; 40 no grupo da terceira idade e 40 no coro feminino

Modo de Realização: On-line

Público-alvo: para o grupo vocal CanteMus, é necessário ter experiência coral anterior; para o coral da terceira idade e feminino, é preciso ter boas condições de saúde vocal.

Como se inscrever: e-mail: cantemus.ufms@gmail.com