Campanha Eu Respeito de novembro tem como tema o Conhecimento

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Como uma universidade pública, gratuita e de qualidade, a missão da UFMS é desenvolver e socializar o conhecimento, formando profissionais qualificados para a transformação da sociedade e o crescimento sustentável do país. Pela defesa e promoção do saber, o conhecimento é tema da campanha Eu Respeito de novembro. 

O mês é marcado pela campanha nacional Novembro Azul, que visa a conscientização e difusão do conhecimento a respeito das doenças que atingem os homens, com ênfase no câncer de próstata. Em alusão à data, o monumento símbolo ficará iluminado na cor azul. Além disso, a rede credenciada do Programa de Assistência à Saúde da UFMS realiza, durante todo o mês, os exames que abrangem a campanha. 

Na primeira semana de novembro, entre os dias 3 e 11, o programa institucional Vem pra UFMS fará visitas em escolas de dez municípios de Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sou Mulher UFMS, o objetivo da ação é incentivar meninas e mulheres a ocuparem espaços que são, predominantemente, masculinos, como as carreiras nas áreas de tecnologia, engenharias e matemática. Estudantes de todos os câmpus estarão envolvidos nas atividades.

Um dos fatores que contribuem para o preconceito é a ignorância. Para compartilhar informação e combater as diversas formas de discriminação, como a homofobia, xenofobia e racismo, serão promovidas palestras e rodas de conversa durante todo o mês. A programação inclui atividades na Cidade Universitária e nos câmpus de Coxim, de Três Lagoas, de Naviraí e de Chapadão do Sul. 

Com o objetivo de difundir, cada vez mais, o conhecimento gerado na universidade, a UFMS tem buscado ampliar a internacionalização. Este é o foco da roda de conversa com professores estrangeiros, que será realizada no dia 4, na Cidade Universitária. A proposta é fomentar  a integração de culturas, pessoas e experiências.

Durante este mês, dois processos seletivos para entrada na Universidade serão finalizados. As inscrições para os cursos de mestrado e doutorado se encerram no dia 6 e para o Vestibular e o PASSE, no dia 17. Confira as informações disponíveis no Manual do Candidato na página posgraduacao.ufms.br e ingresso.ufms.br

Além da campanha com foco na saúde do homem, novembro também é lembrado como o Mês da Consciência Negra. Em alusão à data, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas fomenta diálogos sobre o racismo estrutural entre os dias 7 e 23 de novembro, na Cidade Universitária. 

A programação de novembro tem atividades no Câmpus de Chapadão do Sul entre os dias 7 e 9, com a 5ª Semana de Estudos Acadêmicos. Visando a integração entre os estudantes dos cursos de Administração, Agronomia e Engenharia Florestal e do Mestrado em Agronomia, o evento terá conferências, palestras, minicursos e apresentação de banners com resultados de pesquisas. 

Ainda com foco em ampliar a visibilidade da Instituição, a Conferência de Internacionalização será realizada no dia 17, com transmissão ao vivo para todos os câmpus pelo canal da TV UFMS. 

Na semana em que é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino, serão realizadas atividades que buscam estimulá-las a assumir o destaque no mercado. No dia 17, o programa Sou Mulher UFMS promove o workshop “Rotas da Liderança: Comunicação Assertiva”, direcionado às lideranças femininas da Universidade. Já no dia 18 de novembro, será realizado o talk show com o tema “Inspirando Mulheres na Arte de Empreender”, voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, técnicas, professoras e colaboradoras. Ambas as atividades ocorrem na Cidade Universitária.

Conhecer o corpo e a importância da atividade física para o bem-estar também é importante e, pensando em estimular a prática esportiva entre a comunidade universitária e a sociedade, a Universidade promove no dia 19 de novembro a 11ª Volta UFMS e a 3ª Caminhada nos câmpus. As provas serão variadas, desde a maratoninha até a corrida de 7 km.

A música também será destaque na Cidade Universitária em novembro. O Teatro Glauce Rocha será tomado pelo talento de jovens compositores e intérpretes, com o Festival Universitário da Canção. Estão previstas as apresentações e gravações das canções no dia 19. O Movimento Concerto terá duas edições ao longo do mês, nos dias 22 e 29, com apresentações da Banda Sinfônica da UFMS. 

No dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e, como forma de fortalecer a conscientização sobre o problema, será reforçada a divulgação da Política de Enfrentamento e Prevenção ao Assédio Moral e Sexual no âmbito da universidade. A publicação visa orientar quais ações são consideradas assédio e como denunciar. 

Para encerrar o mês, o Conecta UFMS 2022 estimula a interação entre a Universidade, empresas e o Governo, para compartilhamento de experiências e diálogos com parceiros em potencial. O evento será realizado no dia 30 de novembro, com pesquisadores e empresas, na Cidade Universitária.

Acompanhe as redes sociais, o nosso Portal de Notícias e a TV UFMS para saber os detalhes de cada atividade da campanha. Participe!

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Mylena Rocha