Bolsa Atleta tem oportunidades para estudantes da graduação

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Estudantes que tenham rendimento esportivo comprovado e estejam matriculados em um dos cursos de graduação da Universidade já podem se inscrever para participar do Programa Bolsa Atleta UFMS. Para a inscrição, os candidatos devem acessar o Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) até o dia 7 de abril.

Este ano, o Bolsa Atleta vai oferecer 20 vagas, sendo duas para o paradesporto. Conforme o edital, o intuito do programa é fomentar a representação esportiva de rendimento, em nível local, regional, nacional e internacional, incentivando a vivência esportiva na UFMS.

Segundo a técnica em Assuntos Educacionais, da Secretaria de Projetos Esportivos (Sepes), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Solange Izabel Balbino no ano passado foram contemplados em média 20 estudantes. “Os bolsistas devem dedicar 20 horas semanais ao treinamento esportivo e participar de competições representando a UFMS. O valor da bolsa é de R$ 400 com vigência de maio a novembro e os estudantes de todos os câmpus podem submeter as propostas.”, diz.

Para o acadêmico do 9 º semestre de Agronomia Alef Hiago Marchi Menegon, 22 anos, a iniciativa é muito importante para quem se dedica ao esporte e busca resultados. Ele joga tênis desde os 11 anos de idade, estuda no Câmpus de Chapadão do Sul e é bolsista do programa desde 2019. “A bolsa me auxilia de várias formas, como a compra de materiais, alimentação, viagens. É muito importante, para me dedicar mais aos treinos”, diz.

No currículo do atleta consta o primeiro lugar na Seletiva Circuito Nacional – 2ª Etapa Centro-Oeste em 2017, em Campo Grande. “Foi um dos principais, porque contava ponto para o ranking nacional”, acrescenta Alef Menegon. Entre as conquistas recentes, também está o título de campeão 2ª classe no 1º Tecol Open de Tênis, realizado na Capital em 2019.

Para mais detalhes acesse o edital na íntegra.

Texto: Christiane Reis