Artista, ator e pesquisador debatem arte circense como elemento didático e educativo

Postado por: Ana Paula Banyasz

O Festival Mais Cultura acontecerá a partir da próxima semana na UFMS e entre os dias 16 a 20 de novembro, às 18h, o evento terá atividades relacionadas às artes cênicas, como a mesa-redonda “O uso das artes circenses no ensino: revelando sua potencialidade pedagógica e humana”, no dia 18.

O responsável pelo debate é o professor de Educação Física do Campus Pantanal, Rogério Zaim-de-Melo, que revela que a ideia para realização da mesa-redonda é debater a arte circense como elemento didático e educativo. “A ideia é mostrar as múltiplas possibilidades do circo enquanto arte e educação”, afirma.

Além do professor, a atividade contará com a participação do artista circense sul-mato-grossense Juninho Le Chapeau, do projeto Sucata Cultural de Dourados; do ator e palhaço Luis Bruno de Godoy e do pesquisador Gilson Santos Rodrigues, do programa de doutorado de Educação Física da Unicamp.

Na mesa-redonda, cada um dos convidados irá debater a arte circense através de aspectos diferentes: Juninho falará sobre o funcionamento do circo no Mato Grosso do Sul, Luis sobre a arte do palhaço e Gilson sobre as possibilidades do circo na escola.

Também serão exibidos dois trechos dos espetáculos do ator Luis Godoy e do artista Juninho Le Chapeau. O debate será transmitido pelo canal no YouTube da TV UFMS.

O Festival

De 16 a 25 de novembro será realizada a sexta edição do Festival Mais Cultura, evento anual que reúne apresentações culturais e artísticas, além de palestras e minicursos. Acompanhe o Portal UFMS e as redes sociais institucionais para se informar sobre a programação e participe!

Texto: João Barbosa Marques (estagiário da Agecom)