Arraiá UFMS reúne estudantes, servidores e a comunidade externa na Esplanada do Morenão

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Comidas típicas, quadrilha, música e solidariedade foram os destaques do Arraiá da UFMS na noite de sexta-feira, 16, na Esplanada do Morenão. Nem mesmo o vento gelado impediu que a comunidade se divertisse na festa, com um público estimado em quase 2 mil pessoas. O evento ainda arrecadou alimentos, que serão doados a entidades beneficentes.

Para a vice-reitora Camila Ítavo, a festa tem como principal objetivo promover a confraternização entre estudantes, professores, técnicos-administrativos e a comunidade. “É muito bacana a gente ver essa alegria dentro da Universidade. Que bom a gente poder realizar mais uma vez, que a gente tenha muitos outros Arraiás na UFMS!”, celebrou.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, destacou as atrações musicais, com apresentações do Chalana de Prata e Os Filhos de Campo Grande. Ele ainda comentou sobre o objetivo de arrecadar mais donativos do que no ano anterior. “Neste ano esperamos bater a meta, ou passar ainda, mesmo com esse friozinho, que às vezes assusta. É uma alegria poder, além de trazer diversão, ajudar quem precisa, essa é a Universidade cumprindo o seu papel”, enfatizou.

O diretor de Cultura e Esporte da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), João Batista de Santana, explica que todos os alimentos arrecadados serão encaminhados para as entidades cadastradas pela Proece.

O frio marcou presença no Arraiá UFMS, mas não ofuscou a animação de quem foi prestigiar a festa. “É muito linda essa festa da Federal. Com quentão e com caldo, dá para encarar”, brinca a advogada Taís Nascimento Lopes.

Outro destaque da festa foi a quadrilha, que reuniu servidores e estudantes. A ideia surgiu com o objetivo de reunir a comunidade universitária, como uma grande brincadeira. “Queríamos que as pessoas se divertissem. Sem certo e errado, mas que fosse engraçado, pela brincadeira mesmo”, conta a servidora Mariana Cavalcante.

Quem também se empolgou foram os grupos responsáveis pela venda de comidas típicas. Nas barracas, era perceptível o empenho em chamar a atenção pela criatividade. Além de ter a oportunidade de participar com a venda, os grupos ainda tiveram um incentivo extra: um prêmio em dinheiro para a barraca mais bonita e decorada.

No concurso, os estudantes do curso de Geografia levaram a melhor. Breno Garcia é vice-presidente da Associação Atlética Acadêmica de Geografia e disse que o grupo decidiu participar do Arraiá como uma forma de divulgar e conseguir recursos para a atlética. A representante discente de Geografia Aline Cristina afirmou que o concurso os incentivou a investir na decoração. Aliás, a criatividade não parou por aí e o grupo de estudantes ainda conseguiu autorização para realizar a brincadeira de pescaria, na barraca que inicialmente seria dedicada à venda de doces. “É uma coisa que a gente queria muito e fomos atrás de apoio para a decoração”.

Além do prêmio, os participantes também se animaram para vender e arrecadar recursos em prol de um objetivo em comum. “Estou aqui, junto com a equipe Concreto, para arrecadar fundos e bancar a nossa viagem para o Congresso Brasileiro de Concreto, em outubro”, relatou João Victor Campos, estudante de Engenharia Civil.

Após a festa, a próxima etapa envolve organizar os donativos para a doação. Os alimentos devem ser entregues a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade econômica de Campo Grande.