7º ENEX/UFMS – Discentes premiados e classificação geral

A abertura do evento ocorreu na noite do dia 12 de novembro de 2013 no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande-MS, e contou com a presença de extensionsitas de praticamente todos os câmpus da UFMS. Durante os dois dias de atividades no Complexo Multiuso (13 e 14 de novembro de 2013), foram apresentadas por discentes integrantes das equipes as 149 (cento e quarenta e nove) ações de extensão inscritas. Conforme previsto no Edital nº 63/2013-PREAE, todas as apresentações foram avaliadas por Bancas Examinadoras compostas por três integrantes convidados dentre docentes e técnico-administrativos diretamente envolvidos com a Extensão Universitária na UFMS.

Ressalte-se que o objeto de avaliação das bancas examinadoras recaiu exclusivamente sobre o conteúdo das apresentações realizadas pelos DISCENTES designados, sem permissão de interferências por parte de coordenadores/as e/ou outros membros da equipe no decorrer das apresentações. Assim sendo, ainda que os/as coordenadores/as das ações de extensão sejam corresponsáveis pelo conteúdo apresentado pelos seus discentes, o resultado das avaliações não necessariamente deve ser considerado como parâmetro único para valoração das ações de extensão em si.

Conforme disposto no item 3.3.4 do Edital nº 63/2013-PREAE, as médias (por quesitos e final) de cada trabalho apresentado foram apuradas pela média aritmética resultante das duas notas mais próximas atribuídas pelos membros da banca examinadora, sendo desconsiderada a nota divergente (a maior ou a menor). Nos casos em que houve três notas diferentes e equidistantes foram consideradas as duas maiores notas e, no caso de três notas idênticas, consideradas apenas duas delas.

Para fins de desempate com relação à média final (quando idênticas) foram adotados os critérios estabelecidos no item 9 do Edital nº 69/2013-PREAE, na seguinte ordem de aplicação:
1º critério: maior média no quesito II – Interação concreta com a comunidade externa e seus segmentos significativos;
2º critério: maior média no quesito IV – Interação com políticas públicas externas à UFMS;
3º critério: maior média no quesito I – Relevância, fundamentação teórica e metodologia;
4º critério: maior média no quesito III – Articulação interdisciplinar ou multidisciplinar e contribuição com a formação integral discente, e
5º critério: menor idade do/a discente responsável pela apresentação.

Para fins de desempate com relação à média individual de cada um dos quatro quesitos avaliados (quando idênticas) foi adotado o critério estabelecido no item 10 do Edital nº 69/2013-PREAE: menor idade do/a discente responsável pela apresentação.

Decorrente das médias alcançadas nas avaliações recebidas, receberão Certificados do Prêmio Jovem Extensionista da UFMS 2013, bem como a premiação oferecida pelos parceiros do evento (Sicredi União MS – UA UFMS e Sebo São Miguel), 16 (dezesseis) discentes, que foram os responsáveis pelas apresentações que obtiveram as maiores médias (final e por quesitos).

Merece destaque que a média geral da avaliação do conjunto das 149 apresentações (que poderiam variar entre zero e 10) foi consideravelmente alta (7,9802), o que traduz o empenho dos participantes e, por conseguinte, a alta qualidade das apresentações realizadas.

É com muita satisfação que a PREAE externa congratulações aos discentes premiados e, também, a todos/as os/as extensionistas que participaram do evento. A comunidade universitária da UFMS teve, no decorrer das apresentações e, especialmente, das oficinas temáticas, a oportunidade de usufruir de momentos ímpares para a troca de experiências extensionistas.

Registre-se aqui, ainda, os agradecimentos a todos os membros da Comissão Organizadora e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram para o êxito do evento, em especial, aos parceiros institucionais Sicredi União MS – UA UFMS e Sebo São Miguel, pelos prêmios adicionais oferecidos aos discentes.

A expectativa da equipe da PREAE é que a interação proporcionada pelo 7º ENEX/UFMS possa refletir positivamente na qualidade das ações de extensão propostas e realizadas no decorrer do próximo ano, bem como na articulação de ações de extensão que concorrerão ao próximo edital do MEC (PROEXT).

Confiram nos arquivos anexos: