No Festival Mais Cultura, grupo CanteMus se apresenta em homenagem aos servidores

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado hoje, o Festival Mais Cultura brindou a todos com a apresentação do grupo vocal CanteMus, no prédio das pró-reitorias. Os servidores puderam apreciar o trabalho de dez integrantes do grupo, formado por 12 vozes.

A vice-reitora Camila Ítavo falou sobre a realização do Mais Cultura de maneira híbrida e parabenizou os servidores pela data. “Uma grande alegria poder retornar com Festival on-line e presencial e, hoje, em um dia especial que comemoramos com muito orgulho, porque ser servidor público é assumir uma missão de atender a sociedade. Quero parabenizar e agradecer as todos os servidores públicos federais, em especial os da UFMS, profissionais dedicados à educação, com uma missão maravilhosa. Nosso trabalho é para transformar vidas”.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, falou sobre gratidão e afetividade. “Podemos ser gratos e afetivos de forma positiva, usando palavras. Quando elas vêm carregadas de sons têm seus afetos potencializados e, hoje, o grupo vocal traz um pouco desses afetos de conforto e de gratidão aos nossos servidores das pró-reitorias. É uma honra para o Mais Cultura poder oferecer essa atração em um dia como hoje”.

Para a apresentação desta tarde, o grupo preparou duas composições: “Eu não existo sem você”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e “Sina”, de Djavan.

Quem acompanhou a apresentação se sentiu presenteado. “Esse mimo que recebemos no nosso dia faz muito bem, dá uma recarregada na bateria para continuar o nosso trabalho. É muito bom compreendermos que somos especiais dentro da nossa instituição”, disse a secretária da Proece, Márcia Cristina Gonçalves.

A servidora Rosilene Farias, lotada na Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), contou que participa todos os anos do Festival. “A apresentação foi muito linda. Fiquei emocionada, nos anos anteriores também participei e é sempre muito bom”.

A coordenadora e regente do projeto CanteMus, Ana Lúcia Gaborim, destacou o quanto o projeto de coral exige dos integrantes e que a participação no Festival permite apresentar um pouco do trabalho desenvolvido. “É importante participar, porque o Festival demonstra aquilo que nós fazemos dentro da Universidade também. Então, é uma forma de mostrar para a comunidade tudo o que envolve o nosso projeto”, disse.

Segundo a coordenadora, desde 2017 o projeto reúne o grupo vocal CanteMus, o coro feminino da UFMS e o coral da Universidade Aberta à Pessoa Idos (UnApi). No caso do CanteMus, participam principalmente estudantes do curso de licenciatura em música.

Programação

Toda a programação do Festival Mais Cultura é gratuita e aberta ao público. Algumas atividades necessitam de inscrição prévia para controle da quantidade de participantes e emissão de certificados.

Ainda nesta quinta-feira serão realizadas palestras sobre Arte e resistência nos gêneros textuais conto, poema e letra de músicaLendo C.S.Lewis: aspectos literários, imaginação e fundamentalismoMatemática e música: aplicação da teoria dos conjuntos em obras do repertório brasileiro para violão, e às 20 horas a apresentação musical do trio Hermanos Irmãos. O show será transmitido pelo canal da TV UFMS.

Acesse proece.ufms.br/maiscultura para conferir a programação completa e os detalhes de cada atividade, além dos links de inscrição e transmissão (no caso das atividades on-line).

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto e fotos: Christiane Reis