‘Moça Morena’ e ‘Nenhuma Canção’ são as grandes vencedoras do FUC UFMS 2022

Postado por: Paulo Arakaki Junior

O prêmio de Melhor Canção Popular do 24º Festival Universitário da Canção – FUC UFMS 2022 foi para Moça Morena, de Matheus Henrique Pereira e Douglas Dakombi, que ganhou R$ 8 mil. Também ganhou R$ 8 mil por ter sido escolhida a Melhor Canção de Câmara Nenhuma Canção de Cyro Delvizio e Manuelai Camargo. Marcos Silva da Araújo foi escolhido como Melhor Intérprete e ganhou prêmio de R$ 4 mil, pela música Rainha. O prêmio de Melhor Compositor ficou com Leonardo Henrique Paz pela música , ele ganhou R$ 8 mil. Finalmente, o prêmio de R$ 4 mil para a Melhor Poesia Original foi para João Gabriel Benitez por Escapulário.

A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira, 22,  e transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS. Antes do anúncio dos vencedores em cada categoria, os premiados no FUC UFMS 2021 na categoria de Revelação Lucas Matheus e Juliana Araújo fizeram uma apresentação especial.

“Depois de viver a pandemia, é bom estarmos aqui no Teatro Glauce Rocha realizando mais um FUC. Não há estado, nem país sem cultura. Agradecemos todos os parceiros, sem os quais não alcançaríamos nossos sonhos. Todos os artistas que participaram são vitoriosos. A UFMS é uma instituição pública, gratuita e de qualidade e nossos ganhos são essas canções que tanto enaltecem a nossa música. Queremos cada vez mais fortalecer o Festival. Parabéns a todos!”, disse o reitor Marcelo Turine.

Participaram da cerimônia o presidente da Fundação de Cultura de MS (FCMS), Gustavo Arruda e a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura, Nilde Brun.

“Cumprimento todos os artistas e compositores pelas belíssimas produções. Nosso estado é considerado um dos maiores celeiros da música nacional e espero que vocês possam, em breve, integrar o catálogo de artistas da Fundação de Cultura, para representar nosso MS em todo o país”, enfatizou o diretor da FCMS.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, lembrou dos muitos desafios de realizar o Festival. “Agradeço imensamente à gestão da UFMS por apoiar as manifestações artísticas. Mesmo em meio a um momento de muitas mudanças, conseguimos realizar o FUC. Foram 126 canções inéditas inscritas e só isso já é um prêmio para nossa cultura. Foram mais de 20 mil visualizações”, destacou.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: JC Costa