Mônica Salmaso canta Chico Buarque no Glauce Rocha

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NOITES DE GALA, SAMBA NA RUA
Mônica Salmaso lança seu segundo CD inédito pela Biscoito Fino, Noites de Gala, Samba na Rua, só com músicas de Chico Buarque. O disco é todo gravado ao lado do quinteto Pau Brasil, formado por Nelson Ayres (piano), Paulo Bellinati (violão e cavaquinho), Teco Cardoso (sax e flauta), Ricardo Mosca (bateria e percussão) e Rodolfo Stroeter (baixo e produção do álbum).

A química entre a voz precisa de Mônica, a sonoridade jazzística do Pau Brasil e as canções de Chico Buarque, perpassa quatro décadas de criação do maior compositor brasileiro. Compositor cultuado por Mônica desde o início de sua carreira, Chico Buarque convidou a cantora para participar de seu mais recente CD, “Carioca”, com quem dividiu os vocais em “Imagina”.

O repertório contempla diversas fases do autor. Do Chico inicial, tratado como herdeiro de Noel Rosa na prolífica década de 60, Mônica selecionou quatro faixas. Os sambas “Quem te viu, quem te vê” (de cujos versos foi retirado o título do álbum) e “Logo eu” ; o clássico “Morena dos olhos d´água” e o raro e irresistível maxixe “Bom tempo”.

Da década de 70, período em que as canções de Chico Buarque tornaram-se emblemas contra a ditadura estão “Construção” (aqui flertando com a música contemporânea), “Partido Alto”, “Basta um dia” (da peça “Gota D´água”) e “Olha Maria”, parceria de Chico com Tom e Vinicius. Nos anos 80, quando Chico incorporou definitivamente a condição de unanimidade nacional, entram “A volta do malandro” (feita para o filme “A Ópera do Malandro”, de Ruy Guerra); “Beatriz” e “Ciranda da bailarina” (parcerias com Edu Lobo para “O Grande Circo Místico”); “O velho Francisco” e “Suburbano coração”. “Você, você” (parceria com Guinga) é a faixa da sofisticada maturidade de Chico, a partir dos anos 90, selecionada para este álbum.

Mesmo tendo ligação forte com o Pau Brasil, é a primeira vez que Mônica canta acompanhada por todos eles. Ela conta: “Com Paulo Bellinati, gravei meu primeiro CD, Afro-Sambas. Rodolfo Stroeter é o produtor dos meus discos desde Trampolim, de 1998, relançado pela Biscoito Fino em 2006. O Teco Cardoso, com quem hoje eu sou casada, trabalha comigo desde 1998 em discos e projetos, como a Orquestra Popular de Câmara. Ricardo Mosca eu conheço desde 1990, quando comecei a cantar. E com o Nelson Ayres trabalhei pela primeira vez em 1993, quando ele me convidou para participar de uma edição de O Grande Circo Místico”, explica.

“Chico recebeu uma cópia do CD ainda antes da mixagem. Ele telefonou pessoalmente pro Rodolfo e pra mim, dizendo que ficou muito emocionado”, reverencia Mônica, cabrocha de alta classe em noites de gala e samba na rua.

MÔNICA SALMASO

Nascida em São Paulo em 1971, começou sua carreira na peça "O Concílio do Amor" dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela em 1989.
Em 1995, gravou o Cd AFRO-SAMBAS, um duo de voz e violão arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, contendo todos os afro-sambas compostos por Baden Powell e Vinícius de Moraes.
Foi indicada para o Prêmio Sharp – 1997 como Revelação na categoria MPB.
Lançou, em 1998, seu segundo Cd, TRAMPOLIM, pelo selo Pau Brasil.
Foi vencedora do Segundo Prêmio Visa MPB – Edição Vocal, pelo juri e aclamação popular em 1999.
Gravou, pela Eldorado em 99, seu terceiro Cd, VOADEIRA.
Foi ganhadora do prestigioso Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de 1999, e o cd VOADEIRA recebeu os mais rasgados elogios, sendo considerado pela crítica como um dos dez melhores lançamentos do ano.

Foi a convidada especial de uma das noites do Heineken Concerts em 2000.

Na edição do dia 4 de fevereiro de 2002 do “The New York Times”, o crítico Jon Pareles coloca Mônica Salmaso como um dos principais nomes surgidos recentemente na música popular brasileira.

Os Cds TRAMPOLIM e VOADEIRA foram lançados em países da Europa, no Japão, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Tendo assinado um contrato de 3 discos com a gravadora Biscoito Fino, lançou seu quarto cd, IAIÁ, em 2004.

Participou com destaque cantando no filme "Vinícius" sobre a vida e obra de Vinícius de Moraes, dirigido por Miguel Faria Jr.

Participou do cd mais recente de Chico Buarque, "Carioca", cantando a música "Imagina" de Chico Buarque e Tom Jobim.

Lança agora em 2007 seu quinto cd "Noites de gala, samba na rua" com músicas de Chico Buarque e participação especial do grupo Pau Brasil.

DEPOIMENTOS PUBLICADOS

"…É a melhor voz que ouço nos últimos anos."
– Edu Lobo

"Quando a ouvi fiquei imediatamente fascinado por aquela voz precisa e poderosa que ia dos graves aos agudos com um timbre lindamente próprio. Sua afinação natural é perfeita e está sempre a serviço do sentimento e seus matizes mais fundos."
– José Miguel Wisnik

"…voz quente e ampla, segura nas várias regiões. É uma das revelações vocais femininas dos anos 90."
– Mauro Dias – O Estado de São Paulo

“A paulistana é uma das melhores vozes da MPB e tem feito discos à sua altura”
– Antonio C. Miguel – O Globo – 14/12/99

“Ela é uma estilista, de timbre grave e pessoal com repertório delicadamente colhido… impecável…”
– Hugo Suckman – O Globo – 7/12/99

“Uma moça poderosa…. Ela tem um timbre lindo. Sabe tudo de música.”
– Leny Andrade

"…uma das melhores vozes surgidas nos últimos tempos.”
– Luis Antônio Giron

"Salmaso does have an exquisite instrument, a stimulating, acutely precise natural voice with a wide range and huge timbric palette that emits effortlessly. Her vocal style has been admired for its purity of tone, perfect intonation, instrumental concept, and highly refined sense of harmonic climax by some of the most important names in Brazilian music."
– Bruce Gilman – journalist from "Brazzil September 1999 Music " – USA

"Mônica Salmaso is pensive pop as only Brazilians can make it. Her breathy, melting voice is set against just a handful of instruments at a time, making the melodies seem even more cherished."
– Jon Pareles “The New York Times” – February 4, 2000

“Salmaso’s voice is one of the most attractive to arrive from Brazil in recent memory. But beyond her wide vocal range and warm, velvety timbre, she also worked within musical settings that were filled with subtle creative aspects. (…) She is an artist to be watched, one with extraordinary potential.”
– Don Heckman “The LA Times” – September 10, 2002

"She is the most pure singer in Brazil today.(…) Listen to the tonal pattern of her vocal, and you’ll realize she is the most intriguing instrumental soloist on this tune."
– PVV – Billboard Magazine – December 04, 2004

PAU BRASIL
Teco Cardoso – sax e flautas
Ricardo Mosca – bateria
Nelson Ayres – piano
Rodolfo Stroeter – baixo
Paulo Bellinati – violão

REPERTÓRIO DO SHOW
A VOLTA DO MALANDRO Chico Buarque
QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ Chico Buarque
VOCÊ VOCÊ Guinga/Chico Buarque
CIRANDA DA BAILARINA Edu Lobo/Chico Buarque
CONSTRUÇÃO Chico Buarque
OLHA MARIA Tom Jobim/Vinicius de Moraes/Chico Buarque
O VELHO FRANCISCO Chico Buarque
BASTA UM DIA Chico Buarque
LOGO EU Chico Buarquec
MORENA DOS OLHOS D’ÁGUA Chico Buarque
PULO DO GATO Paulo Bellinatti
SUBURBANO CORAÇÃO Chico Buarque
BOM TEMPO Chico Buarque
PARTIDO ALTO Chico Buarque
BEATRIZ Edu Lobo/Chico Buarque
MODA DO PAU BRASIL Rodolfo Stroeter

Teatro Glauce Rocha – Dias 14 e 15 de outubro às 21h
Ingresso Fácil no shopping CG R$ 20,00 ( inteira) e R$ 10,00 ( meia entrada)
Informações Marruá Arte e Cultura – (67) 81364680