MDA lança edital para inovações na agricultura familiar

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou edital para a seleção de projetos voltados para a produção de tecnologias, conhecimentos e inovações para a agricultura familiar. O prazo para a inscrição de projetos é até dia 29 de outubro.

O objetivo é promover sustentabilidade econômica, ambiental, social e melhorar a geração de renda e a participação nos mercados. Com mais recursos, vai ser possível aproximar, ainda mais, os agricultores das empresas.

A seleção dos projetos será pelo CNPq . Todos os projetos devem reforçar ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. As propostas que forem aceitas vão contar com SEIS milhões de reais vindos do MDA e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A chamada é voltada para coordenadores de projetos de pesquisa realizados ou em andamento em universidades públicas e privadas, institutos e órgãos de pesquisa brasileiros ou estrangeiros, ou autores que sejam pesquisadores, gestores, técnicos em redes de assistência e extensão ou assessores populares.

Os interessados deverão enviar relatos ou descrições de casos e tendências, situações e experiências relacionadas a uma, ou mais, das seis temáticas: “Projetos de moradia rural e biossistemas”, “Projetos em reciclagem de esgoto humano e animal”, “Projetos teóricos e práticos na agroecologia”, “Projetos de aprendizagem e capacitação de redes sociais”, “Projetos de difusão por multimídia e meios eletrônicos de metodologias de envolvimento pedagógico dos sujeitos sociais no campo” e “Projetos de processamento ou artesanato coletivos e de economia solidária”.