Livros de C.S. Lewis serão abordados em encontros virtuais

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Uma série de encontros virtuais programados para os meses de agosto a outubro terá como tema os livros “A abolição do homem” e “Cartas de um diabo a seu aprendiz”, de Clive Staples Lewis, ou C.S. Lewis. O objetivo do projeto de extensão é promover a reflexão sobre os conceitos apresentados e sobre a essência da fé e porque ela é tão importante para a sobrevivência da humanidade.

Ao todo serão seis encontros agendados para 26 de agosto; 2, 16 e 30 de setembro e 7 e 21 de outubro. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade e as inscrições podem ser feitas neste link. A transmissão será pelo canal da Diretoria de Escola de Extensão.

A coordenadora da ação, Camila Moreira Almeida de Miranda, conta que a ideia surgiu no primeiro semestre de 2021, quando um grupo informal de professores e alunos de diferentes instituições de ensino superior iniciaram a leitura e interpretação das obras de C.S. Lewis. “A escolha por Lewis se deu porque ele possui uma capacidade enorme de diálogo e empatia com o público. É capaz de se colocar no lugar do outro. Seus textos levam as pessoas a refletirem e repensarem a forma como vivem e tratam o próximo. Vivendo em um contexto pandêmico, assistimos uma proliferação de sentimentos e comportamentos combatentes e precisamos repensar essa forma de lidar com nossos infortúnios. Dessa forma, a ideia desse projeto é justamente auxiliar as pessoas a refletirem sobre como têm se comportado nos dias de hoje”, informou.

Além de Camila, participam do projeto os professores Rose Mara Pinheiro, Marcelo Fernandes Pereira, Geraldo Vicente Martins, Auri Claudionei Matos Frubel e Juliana Dias Reis Pessalacia; o pós-graduando David Monteiro de Souza Junior e as graduandas Carolina Barbosa da Moura Silva e Evelise da Rosa Gomes Monteiro. “O critério principal de escolha dos convidados foi a paixão por C.S. Lewis. Apesar de serem de diferentes áreas, temos professores das áreas de Letras, Música, Comunicação, Enfermagem, Medicina, Química e Gestão, esse grupo eclético de pessoas nutre uma admiração muito especial pelas obras de C.S. Lewis e por seus ensinamentos”, explicou.

Sobre a seleção das obras a professora indicou que “Abolição do homem” apresenta uma vitalidade sólida sobre a discussão acerca do valor dos valores e que “Cartas de um diabo a seu aprendiz” é uma obra mais irreverente, que traz um compilado de cartas escritas para o aprendiz Vermelindo pelo seu tio Maldanado.

“‘Abolição do homem’ é um ensaio filosófico que amplia a visão para certos perigos educacionais contemporâneos. Lewis inicia sua crítica com calma e paciência elegendo um determinado livro que apresenta uma pedagogia relativista que trata com ceticismo qualquer valor objetivo. Se a verdade não existe, um professor deixa de propagar o saber para fazer propaganda de sabedorias sem qualquer fundamentação. Em resumo, a escola se torna um mercado e o professor, um repetidor. Esse tema é muito atual, e por isso quisemos trazer essa discussão para o projeto com um novo olhar, mais crítico e fundamentado em valores”, afirmou.

“Nas ‘Cartas de um diabo a seu aprendiz’ Maldanado instrui seu sobrinho ao ofício da tentação humana, fazendo com que o leitor acabe conhecendo ainda mais a mente humana. O mais interessante é que o tio reprime várias vezes seu inexperiente aprendiz usando linguagem formal e polida. A obra é inteligente, mas sem sombra de dúvidas, divertida, acompanhada de ironia e sarcasmo, o que garante ao texto uma certa leveza para tratar de um tema tão pesado: a índole humana. E claro, essa temática é instigante e muito saborosa para todas as idades”, acrescentou.

A coordenadora destaca que C.S. Lewis conversa com todos os públicos e por isso qualquer pessoa que queira refletir sobre como temos agido acerca dos problemas cotidianos pode participar, desde crianças e adolescentes a jovens, adultos e idosos. “Falaremos um pouco da sua vida e muito sobre as duas obras selecionadas para análise dos convidados. Vários aspectos serão abordados: desde a sua habilidade como comunicador aos aspectos literários, científicos, educacionais, éticos e filosóficos. Será uma excelente oportunidade de começar a enxergar o mundo e nossa realidade sob um novo prisma”, finalizou.

Confira a programação a seguir:

• 26/08 às 19h – “C.S. Lewis como comunicador: uma introdução à sua vida e obra” – Preletora: Rose Mara Pinheiro. Participações: Marcelo Fernandes Pereira, Geraldo Vicente Martins, Auri Claudionei Matos Frubel, David Monteiro de Souza Junior e Juliana Dias Reis Pessalacia. Moderadora: Camila Moreira Almeida de Miranda.
  • 02/09 às 19h – “Bioética e a obra ‘Abolição do homem’” – Juliana Dias Reis Pessalacia.
  • 16/09 às 19h – “Aspectos literários em as ‘Cartas de um diabo a seu aprendiz’” – Geraldo Vocente Martins
  • 30/09 às 19h – “Aspectos educacionais contidos em as ‘Cartas de um diabo a seu aprendiz’” – Marcelo Fernandes Pereira
  • 07/10 às 19h – “‘A abolição do homem’ C.S. Lewis e a cosmovisão científica” – David Monteiro de Souza Junior
  • 21/10 às 19h – “C.S. Lewis e J. R. R. Tolkien: explorando uma relação” – Auri Claudionei Matos Frubel