Jornada Nacional de Educação de Naviraí/MS

Postado por: Lúdio Oliveira

O evento ocorrerá em setembro e as inscrições devem ser realizadas no decorrer de julho.

O evento, que ocorrerá de 10 a 13 de setembro de 2014, sob coordenação do prof. Giovani Ferreira Bezerra (UFMS/CPNV) e com apoio da Gerência Municipal de Educação de Naviraí, discutirá o tema Educação Especial, Diversidade e Inclusão, reunindo pesquisadores renomados na área da educação escolar inclusiva.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí (UFMS/CPNV) realizará, entre os dias 10 e 13 de setembro de 2014, a VI Jornada Nacional de Educação de Naviraí. Em sua sexta edição, o evento já está consolidado com um dos mais importantes e influentes da região na área educacional, mobilizando docentes e discentes dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais da UFMS/CPNV, bem como técnicos universitários em prol da divulgação e debate de temas relevantes para a educação local e nacional.
A I Jornada ocorreu em 2009, visando marcar a implantação da Universidade Federal no município. Desde então, a cada ano, os docentes do curso de Pedagogia da UFMS/CPNV se revezam na coordenação do evento, mantendo sua periodicidade e apresentando ao público renomados pesquisadores em educação e áreas afins, sem medir esforços para proporcionar à comunidade naviraiense e das demais cidades vizinhas um evento científico acessível a todos e de qualidade.
Neste ano em particular, a VI Jornada, coordenada pelo professor Me. Giovani Ferreira Bezerra (UFMS/CPNV), discutirá o tema Educação Especial, Diversidade e Inclusão: itinerários da Pesquisa em Educação. “A programação já está toda fechada, com pesquisadores conhecidos nacionalmente na área da Educação Especial e Inclusão Escolar, de modo que esperamos realizar um grande trabalho este ano, recebendo um público ainda maior e ávido por debater a inclusão escolar de alunos com deficiência e outras necessidades educacionais especiais” – relata o professor Giovani.
Ainda segundo o coordenador do evento, a VI Jornada, que é parcialmente financiada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS (PREAE), conta também com o apoio financeiro e institucional da Gerência Municipal de Educação (GEMED) de Naviraí. “A novidade este ano é que nosso campus realizará a VI Jornada em parceria com a GEMED, que, concomitantemente ao nosso evento, promoverá o seu já tradicional seminário sobre inclusão escolar. Assim, em vez de dois eventos separados discutindo a mesma temática, teremos os dois ocorrendo ao mesmo tempo, o que só fortalece nosso trabalho, potencializa os esforços e nos aproxima ainda mais das expectativas dos acadêmicos e dos professores e estagiários da Rede Municipal de Ensino (REME) de Naviraí” – esclarece Bezerra.
Segundo o professor da UFMS, a parceria e o apoio da prefeitura municipal de Naviraí, por meio da GEMED, representa um momento histórico de aproximação e intercâmbio entre as instituições, acarretando ganhos imprescindíveis para a educação no município. “Pudemos, assim, otimizar o tempo dos palestrantes conosco e também contemplar os pais e familiares dos estudantes com deficiência matriculados na REME. Sem essa parceria, teríamos grandes dificuldades em trazer para cá pesquisadores tão renomados. Por isso, todos nós, docentes e discentes da UFMS, somos muito gratos ao atual prefeito, ao gerente de educação, Sr. Ciro José Toaldo, e à professora Izilda Maria da Silva Cruz, que divide comigo a organização do
evento duplo. Esperamos manter essa parceria histórica em outros eventos, trabalhando de forma colaborativa e participativa pelos mesmos ideais: uma educação de qualidade para todos, sejam pessoas com ou sem deficiência” – lembra o coordenador.
Os interessados em participar da VI Jornada devem realizar sua inscrição mediante o pagamento de boleto bancário gerado pelo site do evento (http://vijornadacpnv.sites.ufms.br), com data limite de 31 de julho de 2014, bem como realizar o preenchimento de um formulário on-line de participação. Estudantes de graduação pagam apenas R$ 30,00; já os professores, estudantes de pós-graduação e demais profissionais da educação pagam R$ 50,00. Os interessados em apresentar trabalhos científicos deverão observar as normas do evento no respectivo site e enviar o material via e-mail até 19 de julho, impreterivelmente. Demais esclarecimento e informações podem ser obtidos pela página on-line da VI Jornada ou, ainda, pelos telefones (67) 3409-3424, (67) 3409-3401 e pelos e-mails gfbezerra@gmail.com ou jornadanavirai@gmail.com.
As palestras e solenidades do evento ocorrerão nos dias 10, 11 e 12 de setembro, das 19h às 22h30min, na Câmara Municipal de Naviraí. Além das palestras, haverá apresentação de comunicações científicas no período vespertino, nos dias 11 e 12 de setembro, no campus da Universidade. No dia 12 de setembro haverá, também, uma mostra de cinema pela manhã na UFMS/CPNV e, por fim, no dia 13 de setembro, sábado, ocorrerão vários minicursos, também na UFMS/CPNV, nos períodos matutino e vespertino, encerrando o evento.
Com carga horária de 40 horas, certificada para participantes com, no mínimo, 75 % de presença nas atividades programadas, a VI Jornada é destina, sobretudo, a professores, acadêmicos de cursos de licenciatura, psicólogos, assistentes sociais, cientistas sociais, pais e familiares de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, gestores dos serviços públicos, profissionais e representantes da Educação Especial, além de trabalhadores da educação em geral. “Esperamos contar com a presença de todos os segmentos sociais interessados, para avançarmos nas discussões sobre educação inclusiva em nosso município e no Brasil. Com certeza, será um evento muito marcante para o Cone Sul” – finaliza o professor.