Inclusão Educacional da Pessoa Idosa na UFMS – 205 vagas para o 1º semestre de 2016

Postado por: Eduardo Ramirez Meza

Retomando as atividades neste semestre, estão abertas 205 (duzentas e cinco) vagas para pessoas idosas que desejem cursar, gratuitamente, até duas disciplinas de cursos regulares de graduação oferecidos pela UFMS em Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas-MS.  O preenchimento das vagas será pela ordem de inscrição e a única exigência é que as pessoas idosas interessadas tenham 60 anos de idade (ou mais) e tenham concluído, pelo menos, o ensino médio. O objetivo da proposta é possibilitar às pessoas idosas aprofundar ou atualizar seus conhecimentos em alguma área científica de seu interesse e, ao mesmo tempo, proporcionar a troca de informações e experiências com os jovens.

Acesse aqui o Catálogo de Vagas e Disciplinas para este 1º semestre de 2016.

Disposições Gerais sobre a Inclusão Educacional da Pessoa Idosa na UFMS

Este projeto foi pensado como uma das várias opções que já existem para adesão de pessoas idosas. Há instituições que se ocupam de promover a convivência entre pessoas idosas, realizando diversas atividades físicas e de lazer. Há outras que são especializadas em promover os chamados “bingos” e “bailes”, outras especializadas em promover viagens turísticas voltadas a este segmento populacional, e assim por diante.

Nós, da UFMS, compreendemos que o oferecimento de todos estes tipos de atividades é extremamente válido e gostaríamos, também, de fazer a nossa parte. Não temos competência e nem perfil institucional para promover estas outras atividades. Nosso escopo de atuação é apoiado pela tríade constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Por sorte as pessoas idosas não são um grupo homogêneo apenas por conta da idade. Sabemos da existência de um grande número de pessoas idosas que, apesar de não terem disposição para participar de um processo seletivo e cursar uma graduação inteira, ainda gostariam, de alguma forma, de voltar a estudar.

ENTÃO: se você tem 60 anos completos (ou mais); se você tem algum tempo disponível e gostaria de preencher este tempo aprofundando ou atualizando conhecimentos científicos; se você concluiu o ensino médio ou já iniciou e não concluiu um curso superior ou mesmo se já concluiu algum, mas não pretende, ao menos neste momento, participar de ENEM e tentar vaga em um dos cursos de graduação da UFMS; se você não se intimida com a ideia de um convívio mais próximo com os grupos de jovens que, habitualmente, frequentam os cursos de graduação da UFMS; se, pelo contrário, você enxerga este convívio como uma oportunidade para, também, trocar informações e compartilhar experiências: então seja bem vindo, o seu lugar é aqui conosco! Faça a sua inscrição e venha participar desta experiência! Faça uma ou até duas disciplinas dos cursos de graduação presencial da UFMS. Não há cobrança de qualquer taxa para isto!

Critérios para Preenchimento das Vagas

  • Ter idade de 60 anos completos ou mais.
  • Possuir ensino médio completo.
  • Se inscrever o quanto antes (será respeitada a ordem cronológica de recebimento dos pedidos de inscrição).

Período e Procedimentos para a Inscrição

Período, Horário e Locais de Matrícula

  • O resultado contendo a relação de pessoas idosas selecionadas para preenchimento das vagas oferecidas será divulgado no site da Preae (www.preae.sites.ufms.br) e também encaminhado por e-mail a todos os inscritos no dia 9 de maio de 2016.
  • As matrículas deverão ser efetuadas presencialmente entre os dias 10 e 13 de maio de 2016.
  • Para se matricular as pessoas idosas selecionadas deverão entregar cópia do documento de identidade, do CPF e do comprovante de conclusão do Ensino Médio, além de preencher o termo de compromisso.
  • Locais e horários para matrícula (presencial):
    • Campo Grande: sala 6 da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (prédio das pró-reitorias), das 7h30m às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Se precisar de mais informações entre em contato conosco pelos telefones 3345-7938 ou 3345-7238 ou ainda pelo e-mail eduardo.ramirez@ufms.br.
    • Corumbá: procurar Luciano Édipo Pereira da Silva, na Coordenação de Gestão Acadêmica do Câmpus do Pantanal – CPAN/UFMS, das 7h30m às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Havendo dúvida ligar para 3234-6840.
    • Paranaíba: procurar Patrícia Queiroz Peli, na Secretaria Acadêmica do Câmpus de Paranaíba – CPAR/UFMS, das 7h30m às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Havendo dúvida ligar para 3669-0100.
    • Naviraí: procurar Márcia Aparecida Mateus, no Câmpus de Naviraí – CPNV/UFMS, das 13h30 às 16h30 e das 19h30 às 22h30. Havendo dúvida ligar para 3409-3408.
    • Ponta Porã: procurar Ariane Morales Moreti, na Secretaria de Apoio Administrativo do Câmpus de Ponta Porã – CPPP/UFMS, das 7h30m às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Havendo dúvida ligar para 3437-1730.
    • Três Lagoas: procurar Josilene Moreira Silveira, na Coordenação de Gestão Acadêmica do Câmpus de Três Lagoas – CPTL/UFMS, das 7h30m às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Havendo dúvida ligar para 3509-3701.
  • As pessoas idosas matriculadas serão vinculadas ao Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Período Letivo, Horários de Aula, Avaliação e Aprovação

  • O primeiro semestre letivo de 2016 está compreendido entre os dias 16/05/2016 e 15/09/2016.
  • Cada disciplina tem seus dias e horários pré-definidos, conforme detalhamento contido no catálogo.
  • O/a professor/a responsável pela disciplina poderá aplicar, como instrumentos de avaliação, provas (escritas, práticas ou orais), trabalhos teóricos ou práticos, relatórios, seminários, debates, entre outros, conforme programação inclusa no correspondente Plano de Ensino.
  • Para ser aprovado na disciplina e obter a certificação de extensão universitária, o aluno deverá obter frequência igual ou superior a 75% da carga horária total e alcançar Média de Aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

Certificação

  • As pessoas idosas matriculadas que cumprirem com todas as exigências da disciplina (frequência e notas) farão jus ao certificado de extensão, a ser emitido pela Coordenação do Projeto Inclusão Educacional da Pessoa Idosa na UFMS em até 30 dias após o final do semestre letivo.
  • Não farão jus ao certificado de extensão as pessoas idosas que não cumprirem com todas as exigências da disciplina.

Mais informações: consulte o catálogo ou ligue para (67) 3345-7938 ou 3345-7238, ou envie e-mail para eduardo.ramirez@ufms.br

Compartilhe:
Veja também