Hermanos Irmãos se reúnem para show no Festival Mais Cultura

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Na noite desta quinta-feira, 28, o Teatro Glauce Rocha é palco novamente para show do trio Hermanos Irmãos, formado por Márcio de Camillo, Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, amigos há mais de 30 anos. A apresentação será transmitida pelo canal da TV UFMS, a partir das 20 horas e integra a programação do Festival Mais Cultura.

“O Hermanos Irmãos é um encontro de três artistas da mesma geração e toda vez que nos reunimos é uma celebração de amizade e admiração pelos compositores e artistas que nos influenciaram. Esses encontros são sempre regados de muita alegria. O convite da UFMS foi encantador porque provocou nossa reunião em um momento muito necessário para aquecer os corações. Estar com dois amigos é sempre muito bom”, diz Márcio.

Para o show no Festival, o trio preparou um apanhado dos dois discos gravados Hermanos Irmãos ao vivo e Por América, sendo que este último conta com a participação de músicos de cinco países. “O show na UFMS é uma consagração do nosso trabalho, além das músicas dos dois discos, apresentaremos algumas inéditas. Poder encontrar Márcio e Jerry, meus grandes irmãos, é sempre mágico e muito afetivo”, comenta Rodrigo.

“Retomar os shows já era uma grande expectativa nossa, estávamos com muita vontade de tocar presencialmente e encontrar meus amigos para fazer esse show é muito legal. Sem contar que voltar ao Glauce Rocha que é um lugar muito importante para a música de Campo Grande, uma de nossas casas, um lugar que frequento desde que era criança, onde comecei praticamente minha carreira, é um grande prazer. A UFMS sempre foi um dos maiores incentivadores da cultura e da música é muito legal. Estou feliz em participar do Festival Mais Cultura e convido todos para conferir o nosso show, hoje, às 20 horas”, enfatiza Jerry.

Sobre o trio

Criado em 2010, em seu trabalho, os músicos aliam o folk aos ritmos fronteiriços da polca paraguaia e da guarânia, resultando em um som híbrido, com influências da música pop, do rock, blues, MPB e jazz, sem esquecer dos arranjos vocais. O grupo utiliza principalmente instrumentos de cordas seus arranjos. Violões de nylon e aço, violão de 12 e contrabaixo, além de gaita de boca. O destaque fica para a viola caipira de dez cordas, tocada por Márcio De Camillo, adaptado à música folk e fronteiriça, criando possibilidades para a viola, produzindo uma nova sonoridade e inovando o instrumento com o uso de slide, por exemplo, adereço típico do blues.

O repertório é composto por trabalho autoral e canções de compositores como Jorge Drexler, Renato Teixeira, Almir Sater, Zé Geraldo, Geraldo Espíndola, Paulo Simões e Geraldo Roca. A canção Hermanos Irmãos, que batiza o trio, foi composta por Jerry, Márcio, Rodrigo com Rodrigo Sater, Paulo Simões e Geraldo Roca; marcando e comemorando a tradição das parcerias musicais no estado. Atualmente, o Hermanos Irmãos protagoniza um dos principais intercâmbios do Brasil com músicos de outros países da América do Sul.

“Desde o último Circuito Universitário, pela UFMS em 2014, vimos nos reunindo várias vezes, levando esse sonho para frente. Fizemos uma viagem para Machu Pichu, passando por La Paz e Cusco, na Bolívia, também tocamos no Paraguai, representando o Brasil no Festival Cultural del Mercosur, em 2015, além da apresentação no Bona, em São Paulo, em 2019, na série Música do Brasil Central”, comenta Rodrigo Teixeira.

Na UFMS, por exemplo, foram três edições do Circuito Universitário, contando com convidados importantes artistas sul-mato-grossenses, como Tetê Espíndola, Dino Rocha, Paulo Simões, Geraldo Espíndola, Beth e Betinha, Lenilde Ramos, Guga Borba, Marcelo Loureiro e a cantora Delinha. Também abriram o show da cantora Rita Lee, no projeto MS Canta Brasil, com um público de 70 mil pessoas.

“Queria lembrar também que temos nossos discos e gravações nas plataformas digitais e convidar todos a acessarem e ouvirem nosso trabalho”, finaliza Teixeira. Para conhecer melhor o trabalho do trio, basta acessar o perfil no Facebook e canal no Youtube.

Programação

Toda a programação do Festival Mais Cultura é gratuita e aberta ao público. Algumas atividades necessitam de inscrição prévia para controle da quantidade de participantes e emissão de certificados. Ainda nesta quinta-feira serão realizadas palestras sobre Arte e resistência nos gêneros textuais conto, poema e letra de músicaLendo C.S.Lewis: aspectos literários, imaginação e fundamentalismoMatemática e música: aplicação da teoria dos conjuntos em obras do repertório brasileiro para violão, apresentações musicais  do grupo vocal Cantemus, oficina sobre A dança na disciplina de Arte, e exposição Novos espaços expositivos de Artes Visuais

Acesse proece.ufms.br/maiscultura para conferir a programação completa e os detalhes de cada atividade, além dos links de inscrição e transmissão (no caso das atividades on-line).

Confira a transmissão do show dos Hermanos Irmãos: https://youtu.be/s4NIqP4vizM