Hermanos Irmãos lança EP Delta da Vida hoje na Recepção Institucional

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Nesta quinta-feira, 10, está programado o grande show da Recepção Institucional na UFMS com o trio Hermanos Irmãos. O show será realizado às 19h, no Teatro Glauce Rocha e também será transmitido ao vivo para todos os câmpus pela TV UFMS.

Formado por Márcio de Camillo, Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, amigos há mais de 30 anos, o trio foi criado em 2010. Em seu trabalho, os músicos aliam o folk aos ritmos fronteiriços da polca paraguaia e da guarânia, resultando em um som híbrido, com influências da música pop, do rock, blues, MPB e jazz, sem esquecer dos arranjos vocais. O grupo utiliza principalmente instrumentos de cordas seus arranjos. Violões de nylon e aço, violão de 12 e contrabaixo, além de gaita de boca. O destaque fica para a viola caipira de dez cordas, tocada por Márcio De Camillo, adaptado à música folk e fronteiriça, criando possibilidades para a viola, produzindo uma nova sonoridade e inovando o instrumento com o uso de slide, por exemplo, adereço típico do blues.

O show desta noite marca o lançamento do EP Delta da Vida. “Estamos cheios de expectativas para esse que será o primeiro presencial dos Hermanos Irmãos após esses dois anos de pandemia. Foi um período de privações e deixamos para lançar e, confesso também que foi uma coincidência, o EP Delta da Vida, que é o título da canção composta pelo Jerry e Rodrigo”, contou Márcio.

“Estamos muito felizes em voltar a realizar apresentações com público, ainda mais essa na recepção dos estudantes na UFMS. Será diferente, pois vamos mostrar nossas quatro músicas inéditas do nosso novo EP, além dos sucessos dos outros discos. Contamos com sua presença  no Teatro Glauce Rocha para curtirmos muito a música sul-mato-grossense!”, enfatizou Jerry.

Rodrigo reforçou o convite a toda comunidade acadêmica para prestigiar o show de hoje à noite no Teatro Glauce Rocha. “Voltamos em 2022 à UFMS para a Recepção Institucional que vamos fazer nesta quinta-feira. Vamos comemorar duplamente: o circuito de shows na UFMS, pois vamos a quatro outros câmpus e o EP Delta da Vida que estará em todas as plataformas digitais. É uma grande satisfação receber os estudantes da UFMS nesta retomada com muita energia, muita cultura e música. Esperamos todos lá”, falou.

Sobre a produção do Delta da Vida

“Nós três estávamos remando para o mesmo lado do rio, pois todas as canções falam de rio, de vida, o rio traz e leva a vida. Por exemplo, as águas do Pantanal são estradas e também trazem o alimento para o pantaneiro. Lançaremos quatro canções novas. Há muito tempo, desde o disco gravado em Assunção, que não lançávamos um trabalho novo. Estamos muito felizes! Nossas expectativas são fantásticas e carregadas de emoção”, comentou Márcio.

Ele destacou a maneira nova de lançar trabalhos e um pouco sobre as músicas escolhidas para compor o EP. “Essa maneira nova de lançar trabalhos em formato EP, que é rápida e não demora tanto para produzir, é muito interessante. Tivemos um encontro no meio da pandemia em Campo Grande, no estúdio do Alex Cavalhieri. Estávamos ali, com muita energia, tocando juntos ao vivo, como há muito tempo não fazíamos. O Rodrigo trouxe uma música do Geraldo Rocca, que considero emblemática no repertório dele e uma das que eu mais gosto que é Litoral Central. A roupagem, essa coisa dos Hermanos fazerem uma roupagem mais acústica, o que favoreceu muito a canção”, relatou.

“Tem outra música de Rodrigo Sater chamada Rio de Ilusões. Ela estava guardada desde 2009 e de repente ele mostrou a canção para o Almir, em uma reunião familiar. Almir gostou tanto que a executou nos seus shows durante muito tempo. Então pensei: essa canção merece um olhar especial. E aí, nós a gravamos nesse EP. É uma canção que brinca com coro e voz principal. Acho que o público vai gostar bastante”

Sobre a música título do EP – Delta da Vida – Márcio lembra de como foi pensada. “O Rodrigo traz a letra refletindo uma viagem que ele fez ao Pantanal à pousada do cineasta Maurício Copetti. Ele volta embevecido pela natureza maravilhosa que é nosso Pantanal e traduz isso na letra que conta com a melodia do Jerry. Tenho certeza que será uma das principais canções dos Hermanos”, falou o músico.

Por sobre el rio é uma música que estava guardada também. Fizemos ela quando estávamos em Assunção, gravando o nosso disco Por América. Estávamos muito felizes em gravar um disco fora do Brasil, concretizando esse abraço sul-americano que faz parte do inconsciente dos Hermanos. Em uma madrugada, compusemos Por sobre el rio e Por América e, na época, o produtor escolheu Por América para o disco. Tínhamos que gravar Por sobre el rio. É uma canção que dá vontade de convidar mais gente para cantar junto, uma canção que fala da importância do rio, que somos todos hermanos irmãos navegando pelo mesmo rio”, explicou.

O repertório do trio é composto por trabalho autoral e canções de compositores como Jorge Drexler, Renato Teixeira, Almir Sater, Zé Geraldo, Geraldo Espíndola, Paulo Simões e Geraldo Roca. A canção Hermanos Irmãos, que batiza o trio, foi composta por Jerry, Márcio, Rodrigo com Rodrigo Sater, Paulo Simões e Geraldo Roca; marcando e comemorando a tradição das parcerias musicais no estado. Atualmente, o Hermanos Irmãos protagoniza um dos principais intercâmbios do Brasil com músicos de outros países da América do Sul.

Assista à transmissão: