Festival e Simpósio Internacional de violão recebem inscrições até 15 de abril

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

Os apaixonados pelos acordes do violão podem ficar animados, entre os dias 17 e 22 de abril será realizada a 6ª edição do Festival e Simpósio Internacional de Violão em Campo Grande. São mais de 15 atrações regionais, nacionais e internacionais, além de masterclasses e simpósios gratuitos. Os interessados podem se inscrever, reservar os ingressos e acessar a programação completa na página oficial do evento.

Pedro Rodrigues, violonista de Portugal, será uma das atrações do festival

A novidade desta edição fica por conta do Simpósio Internacional Acadêmico sobre violão, são quatro mesas que abordam temas como os processos composicionais, o aprendizado do instrumento dentro das universidades e o repertório latino-americano para o violão. As palestras serão realizadas no dia 20 de abril, na Cidade Universitária, e são abertas ao público.

As masterclasses ocorrerão durante os cinco primeiros dias do evento, e o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, explica que, nesse formato, os espectadores podem assistir violonistas e professores em uma interação educativa. “É uma aula na qual um aluno adiantado toca e o público assiste, e depois o professor dá instruções para esse aluno, dá uma aula sobre o que o aluno apresentou. É uma aula pública de alto nível”. Importante salientar que o participante precisa ter conhecimento prévio e levar o próprio instrumento.

Ainda segundo o pró-reitor, as palestras e aulas de violonistas internacionais neste evento são um desdobramento natural, já que aproxima a discussão acadêmica do ambiente artístico. Entre os convidados, muitos são professores de universidades, e isso facilita o intercâmbio de aprendizado na forma de mesas redondas, painéis de comunicação de pesquisa, exposições e concertos, alcançando um caráter mais formativo para o público.

Entre os convidados para o festival, estão os violonistas de várias partes do Brasil e do mundo, como Pedro Rodrigues, de Portugal; Daniel Morgade, do Peru e Uruguai; Gonzalo Victória, do Uruguai; e os brasileiros Gilson Antunes, Fábio Scarduelli, Humberto Amorim, André Espíndola, Evandro Dotto, entre outros. Com carreira internacional, o próprio pró-reitor se une aos artistas em um dos concertos.

Duo Amábile, formado pelos professores Ana Gaborim e Marcelo Fernandes da UFMS está entre as atrações

“É natural, para mim, participar de um evento como este. Vou tocar ao lado do Pedro Rodrigues, é uma responsabilidade grande. E o que tem de interessante é que devo tocar obras minhas neste concerto. Junto com a professora Ana Lúcia Gaborim, cantando”, complementa Marcelo.

Além das aulas e palestras, serão realizadas atividades de iniciação musical a comunidades em vulnerabilidade social de Campo Grande. Todas as atividades científicas e didáticas serão ministradas no Prédio do Curso de Música, na UFMS. Já os concertos serão em diferentes pontos da Capital, sendo que na maioria deles não é preciso reservar ingresso com antecedência, apenas naqueles que ocorrem no Teatro Glauce Rocha. Estudantes de fora da cidade podem solicitar alojamento durante o processo de inscrição, facilitando o acesso ao evento.

As inscrições ficam abertas até o dia 15 de abril.

Texto: Agatha Espírito Santo