Festival de Cinema Universitário recebe inscrições até 19 de agosto

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Estão abertas as inscrições para a mostra competitiva do  Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul. O evento é promovido pelo curso de Audiovisual da UFMS e os interessados têm até o dia 19 de agosto para submeter filmes.  A mostra recebe inscrições de curtas-metragens, que devem ter até 30 minutos de duração.

O coordenador do evento e do curso de Audiovisual, Júlio Bezerra, explica que o festival chega à sua quarta edição com a expectativa de receber diversos participantes. Somente no ano passado, foram mais de 140 curta-metragens inscritos. “Essa era a nossa ideia desde o início: montar uma mostra competitiva de filmes universitários nacionais e internacionais com a colaboração direta dos nossos estudantes, que trabalham não somente na organização, como também compõem as comissões de curadoria, júri e cobertura. E acho que temos tido sucesso”, avalia.

Em edições anteriores, o festival recebeu inscrições não só de filmes brasileiros, mas também bolivianos e argentinos. Passado o período de submissão, começa a fase de avaliação dos trabalhos.

“A comissão de curadoria, formada por alunos do curso, se junta e seleciona algo em torno de 20 a 30 curtas. Uma outra comissão, a do Júri, também composta por alunos do Audiovisual,  se reúne e premia o melhor filme da mostra”, detalha o coordenador.

Devido à pandemia, o festival foi realizado de forma remota nos últimos dois anos. Porém, desta vez a mostra será presencial entre os dias 28 e 30 de setembro, no auditório da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, próximo ao Corredor Central, na Cidade Universitária.

O festival promove  ainda oficinas, debates e exibições especiais, com participação de pesquisadores e profissionais da área.

Como participar

Os candidatos devem seguir as normas do Festival para participar da mostra. O filme precisa ter sido produzido por estudantes de cursos universitários em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de cinema, audiovisual, comunicação, jornalismo e artes visuais. Serão aceitos filmes ficcionais e não ficcionais, filmados ou em animação.

O regulamento ainda define que os filmes precisam ter legenda para possibilitar a acessibilidade. A direção do curta e, pelo menos, uma função técnica importante deverão ter sido exercidas exclusivamente por universitários ou por estudantes de escolas e cursos de cinema/audiovisual. O filme deve ter sido finalizado a partir de janeiro de 2020.

Para submissão, os interessados devem acessar o formulário e encaminhar para o e-mail as imagens de divulgação, a ficha técnica completa do filme e o comprovante de vínculo com instituição de ensino superior ou escola de cinema do diretor e de mais um membro da equipe.

A lista dos filmes selecionados e a programação completa do Festival serão divulgadas no início de setembro no site e nas redes sociais. A premiação consiste na entrega de certificado para os três primeiros melhores colocados na avaliação do Comitê. Confira o regulamento completo aqui.

Texto: Mylena Rocha