Estudantes do Curso de Música apresentam recital na Cidade Universitária

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Nos dias 5 e 7 de julho será realizado recital com a participação das turmas de cordas, sopro, percussão e coral da Escola de Música da UFMS, no auditório Luis Felipe de Oliveira, na Cidade Universitária. A apresentação marca a finalização do semestre e também mostra os trabalhos desenvolvidos no Curso de Música e nos projetos de extensão oferecidos à comunidade.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte e coordenador da Escola de Música, Marcelo Fernandes, destaca a relevância dos recitais para os estudantes de música. “É muito importante para um estudante de música iniciante ter a experiência de preparar uma música ainda quem em conjunto, até o ponto em que fique apresentável, essa experiência não só fortalece a prática instrumental e vocal do estudante, como também a auto estima com a experiência de tocar para um público, para os familiares. É muito enriquecedor e completa o ciclo de formação musical, tem a parte teórica e a prática e isso é uma vantagem de quem estuda na Escola de Música da UFMS, são acompanhados por professores de excelência e tem essas experiências em auditórios que são realmente equipados e o nosso é um lindo espaço com uma ótima acústica”.

Para o maestro Jorge Augusto Mendes Geraldo, é um evento que reúne todos os grupos do Núcleo Sinfônico da UFMS. “Essa finalização de semestre da Escola de Música compreende os grupos de ensino coletivo, temos três grupos que são coordenados pelo Núcleo Sinfônico, temos grupo de cordas que são utilizados violinos, violas, contrabaixos e violoncelos, grupo de sopro com flauta doce, saxofone e oboé e o grupo de percussão. Temos monitores do curso de Música que ministram aulas para a comunidade e o recital é a finalização das aulas do semestre e os grupos apresentam o que aprenderam”.

A professora do Curso de Música, Ana Lúcia Gaborim, ressalta que o coral é um processo coletivo de socialização e as músicas apresentadas são de estilos diversos. “O coral é trabalho em equipe, onde experiências são compartilhadas, e é um grande esforço durante as aulas, pois necessita de dedicação, emprenho, esforço e o recital vem para coroar todo esse processo de ensino-aprendizagem, e é um momento de reunir os amigos e a família. Queremos atingir as pessoas com a música, de um jeito que palavras não são capazes, queremos sensibilizar e que as pessoas percebam a beleza de um coral”.

No dia 5 de julho, às 20h, se apresentam os grupos de ensino coletivo, cordas, sopro e percussão. E no dia 7 de julho, às 19h30 a apresentação será das turmas do coral, violino e violão.

A comunidade é convidada a participar. A entrada é gratuita.

Texto: Bianka Macário