Equipe de voleibol da UFMS se destaca em competição regional

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Os estudantes da UFMS foram destaque na XI Copa Pantanal de Voleibol e garantiram o troféu de terceiro lugar na competição, que foi entregue à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) na tarde desta segunda-feira, 25. O destaque evidencia a dedicação dos atletas da Universidade, na primeira participação em competições desde a pandemia.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, o troféu representa a competência técnica e o foco dos atletas. “Para se manter no curso e ainda praticar o esporte de alto nível, é preciso dedicação. Participar de uma competição não é simples, por isso quero agradecê-los pela constância e pelo compromisso com o esporte. A nossa Universidade precisa disso.”

O pró-reitor Marcelo Fernandes e o diretor de Cultura e Esporte, João Batista de Santana, receberam o troféu na Proece.

A equipe é composta por estudantes de graduação e pós-graduação da UFMS. Os atletas conquistaram o lugar no pódio na categoria adulto, na competição promovida pela Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul.

“Ficamos dois anos parados com o esporte por causa da pandemia. Voltamos em fevereiro e já tivemos nossa primeira competição, a Copa Pantanal, que é importante no nosso estado. Mesmo treinando há pouco tempo, chegamos à semifinal e ficamos em terceiro lugar”, reforça o treinador do time e coordenador do projeto de extensão Pró-Vôlei UFMS, Joel Saraiva Ferreira.

O estudante de Saneamento Ambiental, Edson Fernandes, pratica o vôlei há 14 anos e já foi atleta da seleção estadual. Ele assumiu a posição de capitão do time devido à experiência e agradeceu o apoio da Universidade no esporte. “Eu já fui bolsista, o que me ajudou muito. O esporte nos dá muita disciplina, algo que reflete tanto na vida acadêmica, como profissional”, afirma.

Além da Copa Pantanal, o treinador também entregou à Proece o troféu do último campeonato que a equipe participou antes da pandemia, os Jogos Universitários de Mato Grosso do Sul de 2019. Na competição, a equipe de vôlei da UFMS conquistou o primeiro lugar no pódio.

Texto e fotos: Mylena Rocha