Encontro cultural e esportivo africano comemora o dia da África

Para comemorar o dia da África, 25 de maio, a Organização Estudantil dos Acadêmicos Africanos da UFMS preparou uma semana de atividades culturais e esportivas que acontecerá de 17 a 25 de maio. O IV Seminário de África-Brasil: história, cultura, esporte e dança africana na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul concentrará suas atividades no anfiteatro do CCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais) e nas quadras cobertas, ao lado do Teatro Glauce Rocha.

Esse ano a organização estudantil acrescentou o esporte devido a Copa do Mundo de 2010. “É uma boa oportunidade para os africanos mostrarem um outro lado da África. E nós também aproveitamos o gancho para o nosso evento,” explicou Gilberto Rodrigues Fernandes, cabo-verdiano, acadêmico do curso de Odontologia e secretário dessa organização estudantil.

O evento terá várias atividades: torneios masculinos e femininos de futsal e atletismo, palestras, declamações de poesias e a festa de confraternização e encerramento.

A festa acontecerá no dia 5 de junho, na Associação Recreativa dos Servidores da UFMS (ASSUFMS), às 17h e terá músicas, apresentações de dança, desfile, comidas e bebidas típicas de Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e Moçambique. “Como uma família, trazemos um pouco da cultura africana, interagimos e com isso sempre evoluímos e aprendemos mais. Estamos lutando para fazer algo pelo nosso continente”, ressalta Gilberto.

Para mais informações, inscrição para os jogos e ingresso para a festa, basta procurar qualquer acadêmico africano na Universidade ou mandar um email para: afroscg@hotmail.com.

Bruna Morales