Edição especial do Movimento Concerto faz parte da programação de abertura do Integra UFMS 2021

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Como parte das atividades de abertura do Integra UFMS, na segunda-feira, 13, a partir das 18h, será transmitida pelo canal da TV UFMS a edição especial do programa Movimento Concerto. A programação trará o dueto Phronesis Cello Duo, formado pelos professores dos cursos de música André Micheletti da Universidade de São Paulo (USP) e Wiliam Teixeira da UFMS.

A apresentação inclui obras de Vivaldi, Roberto Victório e poemas de Manoel de Barros. O dueto traz uma abordagem com foco no processo criativo das peças musicais, a partir de recriações, adaptações e composições próprias. “Portanto, a sonata do Vivaldi, que é uma peça antiga, vai ter sua apresentação retrabalhada por nós nesta apresentação. Assim como as composições originais também são parte desse processo de colaboração e de criação musical. Esta é uma parte fundamental do grupo Phronesis Cello Duo, que vai ser vista pelo público já neste concerto”, explica o também coordenador do Movimento Concerto, William Texeira.

O espetáculo terá ainda a participação especial vocal da estudante do curso de Música da UFMS Juliana Araújo. A acadêmica irá integrar o repertório da peça, escrita pelo professor William, sobre os versos do poema “Diário de Bugrinha”, de Manoel de Barros, e a última apresentação chamada “Cheiro de Falta”, baseada em uma peça de compositor barroco do século 17.

Segundo professor, o concerto foi preparado durante um ano e baseado em diversas pesquisas na área. Para ele, a apresentação do Movimento Concerto na abertura do Integra é uma oportunidade de compartilhar os resultados desses estudos artísticos no maior evento científico do estado. “Poder compartilhar um pouco dos resultados da nossa pesquisa artística que envolve um grande trabalho não apenas de estudo de documentos históricos como também o estudo da poesia, dos processos criativos. Tudo isso está envolvido na preparação de um concerto como este, que pode representar muito bem a pesquisa em música dentro de um evento como o Integra, tão importante para a UFMS”.

O Movimento Concerto é um programa de extensão da Universidade, existente desde 2007, que realiza apresentações musicais gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso a concertos de música erudita e suas fronteiras. Em decorrência da pandemia de Covid-19, a edição especial para o Integra UFMS 2021 foi gravada previamente. Durante a transmissão, os integrantes do Phronesis Cello Duo irão comentar ao vivo sobre o repertório apresentado e o público poderá interagir pelo chat do canal.

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)