Edição especial do Movimento Concerto celebra aniversário da UFMS

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Na segunda-feira, 5, a partir das 19h30, será transmitida pela TV UFMS a edição de julho do programa Movimento Concerto. A apresentação marca o aniversário da UFMS e terá um repertório eclético, misturando música erudita e MPB, interpretado pelas cantoras Andressa Chinzarian, Luciana Fischer e Luma Heyn.

Andressa cantará música clássica e erudita, com acompanhamento do pianista Leonardo Rezende, apresentará as canções Valsinha de Rod, composta por Edmundo Vilani-Cortês; Estrellita, de Manuel Ponce; Morgen, de Richard Strauss; e Tamba-tajá de Waldemar Henrique.

“São músicas que eu tenho muita afeição, tanto na melodia quanto no texto. Morgen é uma canção que retrata a esperança em dias melhores e as outras peças falam de amor. Tamba-tajá é uma lenda amazônica maravilhosa e Estrellita é uma peça mexicana, do compositor Manuel Ponce. Valsinha de Roda, do compositor paulistano Edmundo Vilani-Cortês. São peças muito especiais, muito líricas no estilo e também na poesia, são peças que eu gosto muito de cantar”, destaca a cantora.

O repertório de Luciana será integralmente composto pela música erudita e, com o acompanhamento ao piano do professor Evandro Higa, cantará as canções La Pastorella, composta por Franz Schubert (com libreto de Carlo Goldoni); Allerseelen, de Richard Strauss (com poema de Hermann von Gilm); Pastel, de Georges Bizet (com poema de Philippe Gille); Il Pleure Dans Mon Cœur, de Claude Debussy (com poema de A. Rimbaud); Donde Lieta Uschi, da ópera La Bohème (Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa); e Acalanto Da Rosa, de Cláudio Santoro (com poema de Vinícius de Moraes).

“Tenho um carinho muito especial pela UFMS, por ultrapassar os limites do ensino, proporcionando cultura e diversos outros serviços, oferecendo uma educação completa. Esse tipo de evento leva cultura e dá oportunidade para toda a comunidade de acompanhar uma apresentação musical de alto nível. Isso é um diferencial da Universidade, que está sempre fomentando cultura e arte, e eu fico muito feliz de poder participar”, ressalta Luciana.

Já o repertório de Luma conta com músicas MPB. Com o pianista Heider Barbosa serão apresentadas as canções Choro pro Zé, composta por Guinga; Sinhá, de Chico Buarque e João Bosco; e Se Todos Fossem Iguais a Você, de Tom Jobim e Roberto Paiva.

“Eu decidi apresentar música brasileira para valorizar a representatividade da nossa música, que poucas pessoas conhecem. Todas as músicas têm um significado forte na representatividade. A primeira peça será Sinhá, que fala sobre a nossa história, em seguida do Tom Jobim, e a outra peça tem uma característica mais instrumental. São músicas muito ricas”, enfatiza a cantora.

Todas as apresentações do Movimento Concerto estão sendo gravadas previamente no Teatro Glauce Rocha pela equipe da TV UFMS, para serem transmitidas remotamente. “Tem sido uma experiência muito diferente fazer os concertos de maneira gravada sem o público no teatro, mas também uma boa oportunidade para todos os músicos que participam poderem voltar aos palcos. Com certeza o público pode esperar um concerto feito com muito empenho e uma música de muita qualidade”, destacou o coordenador do projeto, professor William Teixeira.

O Movimento Concerto promove mensalmente apresentações musicais gratuitas e abertas à comunidade, com o objetivo de democratizar à cultura e à boa música. A ação faz parte da campanha Eu Respeito, que neste mês promove diversas ações em comemoração ao aniversário de 42 anos da UFMS.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Lucas Caxito (estagiário de Jornalismo)