Sinapse – UFMS e Sociedade

A Revista Eletrônica da Extensão: “Sinapse – UFMS e Sociedade” foi uma publicação seriada de periodicidade bimestral organizada pela então Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (atual Proece) em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (atual Secom) e com o Núcleo de Tecnologia da Informação (atual Agetic) da UFMS.

O objetivo principal da Sinapse era promover a divulgação, por meio de linguagem jornalística e programação visual, das ações extensionistas institucionalmente aprovadas e em desenvolvimento pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFMS (diferentemente de outras revistas que publicam artigos produzidos/escritos pelos respectivos autores). Seu Comitê Editorial era constituído de cinco representantes titulares e cinco suplentes da Comunicação Social, Extensão, Jornalismo, Editoração e Programação Visual e Relacionamento Universidade-Empresa.

Sua primeira edição foi em julho de 2013 e sua última em março de 2016. Nestes quase 3 anos de existência foram editados 15 números da revista eletrônica e, durante o tempo em que esteve ativa, publicados exclusivamente via web (o site, http://sinapse.ufms.br/, não está mais ativo).

Não apenas por isto, mas também considerando este caráter de divulgação eletrônica de matérias jornalísticas, não houve registro ISSN desta revista. De todo modo os 15 números editados estão disponíveis para consulta / download nos links abaixo.

  • Ano I, Edição 1, jul/ago de 2013.
    • Entrevista: “O braço carinhoso da UFMS para abraçar a comunidade” (Maria Célia de Oliveira Uehara)
    • Atenção à saúde na Base de Estudos do Pantanal
    • Jornal Voz Terena (veyékou emó’u terenoe): mídia de integração do índio com a comunidade
    • Brasil Idoso: a UFMS aberta a novos espaços de cidadania
    • Campo-grandenses praticam dança de salão na UFMS
    • Letras em cena: o teatro leva literatura às escolas
    • Desenvolvimento de aplicativo para smartphones e tablets
    • Crianças aprendem a importância do manuseio e destinação do lixo
    • Pintando a cara para vivenciar a cidadania
  • Ano I, Edição 2, set/out de 2013.
    • Entrevista: “A Universidade me ensinou a ser uma líder” (Luzia Sandra Nogueira da Costa)
    • Agência fotográfica promove integração texto-imagem no câmpus
    • Universidade da Melhor Idade integra e inclui ações em Três Lagoas
    • Formação de professores indígenas da Aldeia Cachoeirinha
    • Cursinho Pró-Enem: realizando sonhos de ingresso à vida acadêmica
    • UFMS promove tratamento fisioterapêutico a pessoa com doença de Parkinson e Alzheimer
    • Empreendedor: um olhar corumbaense para as oportunidades
    • Profissionalização de cooperativa de reciclagem: inclusão e trabalho em Paranaíba
    • Da dança contemporânea ao ballet clássico, a marca UNIKA surpreende
  • Ano I, Edição 3, nov/dez de 2013.
    • Entrevista: “Além de formar atletas, o futsal integra a criança e a família” (Izabel Bezerra)
    • Canto coral: a identidade cultural da UFMS
    • Produção de filme de animação com crianças em Campo Grande
    • Futsal é Federal: crianças aprendem futebol e cidadania
    • Corumbá mobiliza população no “Nossa Gente Saudável”
    • Experiências de laboratório de robótica movimentam a fronteira
    • Talento, tecnologia e desenvolvimento de software em Coxim
    • Recuperação de áreas degradadas em assentamento envolve famílias
    • “Tá ligado!”: um espaço democrático de livre manifestação
  • Ano II, Edição 4, jan/fev de 2014.
    • Entrevista: “A responsabilidade de abrir o câmpus para a sociedade” (Valdir Souza Ferreira)
    • Extensão em tempo de resultados: acadêmicos movimentam o 7º ENEX
    • Avaliações apontam a qualidade do ENEX
    • Participantes avaliam e aprovam estrutura e formato do evento
    • Flagrantes fotográficos registram os três dias do encontro
    • Todos são vencedores
  • Ano II, Edição 5, mar/abr de 2014.
    • Entrevista: “UFMS implementa o Programa de Apoio à Extensão Universitária” (João Batista de Santana)
    • Programa Teréna
    • Pintando a cara
    • Laboratório multidisciplinar
    • A construção de novas formas de sociabilidade
    • Atendimento fisioterapêutico gratuito a idosos com Doença de Parkinson e Demência de Alzheimer
    • A visão de negócio e o espírito empreendedor
    • Aproveitamento de resíduos e melhoria das condições ambientais
    • O uso e conservação de recursos naturais buscando associar o “saber local” ao “saber científico”
    • NERDs da Fronteira: o braço tecnológico da expansão da UFMS
  • Ano II, Edição 6, maio/jun de 2014.
    • Entrevista: “Renovei a ideia de que nada é impossível para aquele que acredita” (Andréa Caramaschi dos Santos)
    • PCIU! – Projeto Canto-Coral Infanto-Juvenil da UFMS
    • ‘INFEC-AÇÕES’: Ações de Prevenção e Cuidados da Liga Acadêmica de Infectologia
    • Educação em Saúde Materna é destaque em Três Lagoas
    • Inclusão Escolar de alunos com deficiência: uma oficina de idéias
    • Ética, Desenvolvimento Moral e relação Professor-Aluno na compreensão da (in) disciplina em sala de aula
    • NERDS da fronteira: os futuros Programadores de Ponta
    • Logística, Segurança do Trabalho e Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos em Chapadão do Sul
  • Ano II, Edição 7, jul/ago de 2014.
    • Cotidiano das Formigas no Pantanal em Quatro Atos: morar, cuidar, explorar, comer
    • Disseminação de produtos das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino da Ciência da Vida
    • LEISH NÃO: educação como ferramenta de prevenção da leishmaniose
    • Liga do Trauma de Enfermagem contribui com a saúde pública
    • Movimento Concerto
    • Projeto Córrego Bandeira
    • Formação Continuada de Socioeducadores de Mato Grosso do Sul
    • Amparo Social e Jurídico as pessoas com Deficiência
  • Ano II, Edição 8, set/out de 2014.
    • Entrevista: “Com a Incubadora, aprendemos da produção dos compostos para o plantio até a comercialização” (Eva da Silva Andrade)
    • Assentamentos em MS ganham produtividade com Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
    • Acadêmicos e professores desvendam as implicações ambientais da movimentação de colúvios no assentamento Sumatra
    • Escola de Formação de Jovens Astrônomos aproxima alunos do Ensino Médio à Física
    • Esforços multidisciplinares trazem resultados reconhecidos para as práticas de alfabetização, leitura e escrita para crianças
    • Banda Sinfônica abraça músicos da UFMS e da comunidade
    • De jovem para jovem: acadêmicos e alunos de escolas públicas em sintonia quanto à saúde
    • Telecentro Comunitário de Silviolândia promove inclusão digital
    • CPPP desenvolve sites e softwares móveis educacionais
  • Ano II, Edição 9, nov/dez de 2014.
    • Entrevista: “A busca da excelência tem sido a tônica da Preae” (Eduardo Ramirez Meza)
    • Política institucional – 8º ENEX
      • Resultados dos projetos de 2014
      • Avaliações
      • Trabalhos premiados
      • Participação docente
    • Diabetes: prevenção e promoção de saúde
    • AMBESC – Ambulatório escola
    • Ovinocultura Mulher: uma nova perspectiva de produção no campo
    • Literatura e Poesia: desenvolvendo a Imaginação de Crianças e Adolescentes
  • Ano III, Edição 10, mar/abr de 2015.
    • Entrevista: “Parceria entre universidade e Estado é imprescindível” (Rosiane Modesto)
    • Programa Rio Apa para Todos propaga a preservação ambiental
    • Projeto LaRPP Sustentável apresenta soluções para reaproveitamento do lixo eletrônico
    • Educação em saúde e vacinação para presidiários em Campo Grande
    • Reconhecimento, respeito e valorização das Pessoas Idosas são objetivos do ProDiHPI
    • Projeto fortalece Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos
    • Web@Cidadania oferece plataforma para desenvolvimento de aplicativos sociais Deficientes visuais terão aplicativo de aprendizagem para dispositivos móveis
    • Programa potencializa as unidades da RECID em comunidades indígenas e assentamentos
  • Ano III, Edição 11, maio/jun de 2015.
    • Entrevista: “O projeto dará subsídios para podermos criar aulas mais atrativas para nossos alunos” (Timoteo Eli Fermino)
    • Demo-física oferece acervo demonstrativo para enriquecimento da aprendizagem
    • Tecnologia como instrumento para o ensino de cartografia
    • Utilização de VANTs em monitoramentos ambientais é discutido na UFMS
    • Saúde é o que interessa: ações para qualidade de vida
    • Efeitos das drogas psicotrópicas sobre o ser humano
    • Sapateado americano atrai crianças e adultos para a UFMS
    • Lutas sociais do campo têm banco de dados
    • EJ Apetite oferece consultoria às micro e pequenas empresas
  • Ano III, Edição 12, jul/ago de 2015.
    • Entrevista: “Com o que aprendemos aqui, é possível se virar lá fora” (Neiva Zornitta Liston e João Miguel Liston)
    • Qualidade do leite para qualidade de vida em aldeias indígenas
    • Ambulatório de Homeopatia Veterinária oferece alternativa a cães e gatos
    • Projele forma 2.200 alunos em 19 anos
    • Campanha #EuReciclo vai às escolas
    • Observatório de Imprensa alinha extensão, ensino e pesquisa
    • Profissionais são capacitados para melhor atender grupos vulneráveis
    • Melhor idade tem universidade em Três Lagoas
  • Ano III, Edição 13, set/out de 2015.
    • Entrevista: “A Universidade tem esse caráter de papel social, de trazer a comunidade para dentro do câmpus” (Luciana Clemente Moraes dos Santos e José Antônio Pereira dos Santos)
    • Grupo transforma ambiente hospitalar com descontração
    • Leitura e da ludicidade confortam os pequenos pacientes em Coxim
    • Um laboratório para o conhecimento de história e de culturas
    • Ação saberes indígenas na escola alcança 15 mil crianças em MS
    • Camerata UFMS encanta ao som do grupo de cordas
    • A construção de uma identidade cultural pelo teatro
    • Os despropósitos da poesia: criança e infância com Manoel de Barros
    • Programa incentiva consumo e comercialização de plantas alimentícias do Pantanal e do Cerrado
  • Ano III, Edição 14, nov/dez de 2015.
    • Mensagem do Pró-Reitor: “Universidade e Sociedade: uma associação necessária” (Valdir Souza Ferreira)
    • Entrevista: “Nossa preocupação é trazer qualidade de vida para uma mulher que não tinha mais visão de mundo” (Márcia Cristina Lorenzetti)
    • Bebês de risco recebem atendimento fisioterapêutico preventivo
    • LASME aprofunda ensino e atendimento em saúde mental
    • Projeto Miracema: levando conforto à criança no hospital
    • Um laboratório para o conhecimento de história e de culturas
    • Aquidauana: um rio de saberes desaguando no Pantanal
    • Escola Regional de Informática: abrindo novos horizontes
  • Ano IV, Edição 15, mar/abr de 2016.
    • O valor nutritivo dos vegetais de MS
    • Alerta-Raios: Projeto coloca a UFMS no topo das grandes IFES
    • Em busca de uma nação igualitária
    • Compromisso de ensinar a ver além das palavras
    • Acompanhamento familiar inovador no país
    • Propostas que se consolidam ano a ano
      • Rio Apa para Todos: Um rio de inclusão social
      • NERDS da Fronteira: Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software da Fronteira
      • Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa
      • Potencialização das Unidades de Recid
    • Conheça a equipe da Coordenadoria de Extensão da UFMS