Dia da Consciência Negra: atividades abordam música, literatura, fotografia e ensino

Postado por: Ana Paula Banyasz

A próxima sexta-feira é 20 de novembro, considerado o Dia da Consciência Negra, data de grande importância para reflexão sobre o contexto histórico das pessoas negras no Brasil e seus efeitos até os dias atuais, e celebração das culturas afro-brasileiras. Logo, o Festival Mais Cultura não poderia deixar de promover atividades focadas neste tema.

Às 10h, o duo Lounge Femme, formado pelas artistas Nária Santos e Laís Fujiyama, irão apresentar canções brasileiras com toque feminino, swing e refinado tratamento vocal e instrumental na performance Canções brasileiras de verve africana. A transmissão será pelo YouTube da TV UFMS.

Às 14h será a Homenagem a Conceição Evaristo, autora mineira de diversos livros que trazem a temática racial, sua área também de pesquisa – Conceição é mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011). A transmissão será pelo Google Meet.

Às 18h30, é realizada a palestra sobre o projeto Negritude em Debate, parceria da UFMS com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. O projeto tem o objetivo de visibilizar a beleza, a cultura e a ancestralidade negra existentes no estado, que historicamente são apagadas, por meio de discussões étnico-raciais capazes de qualificar e encorajar professores a trabalhar com a problemática da população negra em sala de aula, na tentativa de diminuir a desigualdade existente no país. Concomitantemente, será realizada a mostra fotográfica Beleza Negra Resiste.

Estas são apenas três das diversas atividades que integram a programação da sexta edição do Festival Mais Cultura. Acompanhe o Portal UFMS e as redes sociais institucionais para conferir tudo o que está sendo realizado, de minicursos a espetáculos, de maneira on-line, gratuita e aberta ao público.

Texto: Leticia Bueno